Embora tenha sido amplamente discutida por diferentes meios de comunicação, a menopausa, declínio natural dos hormônios reprodutivos da mulher, ainda gera muitas dúvidas. Por isso, para ajudar a esclarecer as principais questões buscadas no Google sobre o tema, consultamos a endocrinologista Débora Vieira Soares, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Veja abaixo as respostas:
O que é a menopausa?
A menopausa refere-se ao último ciclo menstrual. Ou seja, a última menstruação. Como no período anterior existe muita irregularidade entre os ciclos, isto é, a mulher pode começar a menstruar a cada 3 ou 6 meses, por exemplo, o diagnóstico é retroativo, definido após 1 ano sem ciclos.
Quais são os sintomas?
Os sintomas estão associados à queda dos níveis de estrogênio, hormônio sexual feminino. Podem se iniciar antes da menopausa e continuar ocorrendo até muito tempo depois. É o período que chamamos de climatério. Contudo, algumas mulheres sentem, outras não.
Os sinais mais clássicos são os “fogachos” ou “ondas de calor”, a diminuição do desejo sexual, a dificuldade de atingir o orgasmo, assim como e falta de lubrificação vaginal. Nesse caso, a mulher podesentir dor durante o ato sexual.
Além disso, outros sintomas podem aparecer. Por exemplo: calafrios, insônia, bem como sono agitado, vertigens, dormências, diminuição da memória e fadiga. Porém, esses sinais podem estar relacionados a outras causas que não o climatério. Por isso, é preciso procurar um médico para descartar doenças associadas.
O climatério também gera alterações metabólicas, como aumento do colesterol e triglicerídeos, aumento da gordura na região do abdômen, perda de massa óssea e muscular.
Qual o tratamento?
A menopausa não é uma doença. É uma fase biológica da vida da mulher. O tratamento depende dos sintomas. A indicação de terapia hormonal da menopausa, que pode incluir estrogênio e progesterona, deve ser realizada após avaliação de um médico especialista, ginecologista ou endocrinologista.
Em qual idade a menopausa aparece?
A menopausa, em geral, ocorre entre os 45 e 55 anos.
E se ela acontecer aos 35 anos?
Quando ocorre antes dos 40 anos, a menopausa é considerada precoce.
Existe menopausa masculina?
O homem pode apresentar uma redução progressiva na produção de androgênios – hormônio sexual masculino – associada ao envelhecimento. Mas não é uma parada total, como ocorre nas mulheres. Essa etapa biológica é conhecida como andropausa.
A recomendação é que, aos primeiros sinais, a mulher procure uma avaliação médica. Os sintomas podem ser amenizados com uma rotina de hábitos saudáveis e terapias individuais, que consideram o histórico do paciente.