Um peixe-palhaço que se perde no oceano, a amizade entre um cineasta e um polvo selvagem, bem como o estudo de diferentes espécies de tubarões. Alguns filmes, animações e documentários são verdadeiros colírios para os olhos da família toda, pois mostram a beleza do mar. Além disso, destacam a importância da preservação da vida marinha. Então, que tal aproveitar o tempo na sala para conferir?
Veja dez obras do cinema ambientadas no fundo do mar:
- Oceanos de Plástico (2016). Documentário sobre o impacto do plástico nos oceanos e na vida marinha. Disponível na Netflix.
- Oceanos (2009). Uma produção da Disneynature que mergulha nos cinco oceanos da Terra. Assim, mostra a diversidade de criaturas que neles habitam. Disponível no Disney+.
- Em Busca dos Corais (2017). Documentário que explora o problema do branqueamento de corais – por que acontece e se pode ser parado. Disponível na Netflix.
- Professor Polvo (2020). Documentário que conta a inusitada e emocionante história de uma amizade entre um cineasta e um polvo selvagem na África do Sul. Disponível na Netflix.
- Procurando Nemo (2003). Animação da Pixar sobre o famoso peixe-palhaço que se perde no oceano e os perigos que ele enfrenta. Dessa forma, aborda a importância da família, da superação de desafios e, de quebra, da preservação do meio ambiente. Disponível na Disney+.
Confira também:
- Moana (2016). Animação da Disney que conta a história de uma jovem que parte em uma jornada pelo oceano para salvar sua ilha e sua cultura. Disponível na Disney+.
- O Segredo das Baleias (2021). Série documental que explora o comportamento e a cultura das baleias. Dessa maneira, mostra como elas se comunicam, bem como cooperam e se adaptam. Disponível na Disney+.
- Deep Sea (2006). Documentário narrado pelas estrelas Johnny Depp e Kate Winslet sobre as maravilhas e os mistérios do fundo do mar. Disponível no HBO Max.
- Mission Blue (2014). Um documentário que acompanha a vida e o trabalho da oceanógrafa Sylvia Earle, que luta pela proteção dos oceanos. Por isso, em 1998, ela foi nomeada pela Time Magazine como a “primeira heroína do planeta”. Disponível na Netflix.
- A Viagem de Chihiro (2001). Animação japonesa do Studio Ghibli aclamada pela crítica internacional, pois mostra a aventura de uma menina adentrando em um mundo mágico. Lá, ela precisa lidar com seres fantásticos e poluição ambiental. Disponível na Netflix.
Você pode completar essa jornada pelos oceanos com uma visita ao aquário de sua cidade ou a ONGs que promovem a defesa da vida marinha.