
Sete títulos de não ficção estão entre os mais comentados do momento, segundo levantamento divulgado pelo Estadão. As obras exploram temas contemporâneos com profundidade e sensibilidade, indo de relatos pessoais a análises sociais. Que tal atualizar a sua leitura? Confira os livros:
Ainda Estou Aqui (Marcelo Rubens Paiva, Alfaguara)
O livro mistura memória pessoal e história política. Afinal, o autor narra a luta de sua mãe, Eunice Paiva, para descobrir o paradeiro do marido, desaparecido durante a ditadura militar. A obra inspirou um filme com o mesmo título, que rendeu ao Brasil o primeiro Oscar.
Esperança (Papa Francisco, Fontanar)
Na primeira autobiografia de um papa em exercício, Francisco compartilha sua trajetória de vida e fé. Assim, oferece reflexões sobre temas centrais da atualidade. Por exemplo: migração, desigualdade social, conflitos armados e o cuidado com o planeta.
A Geração Ansiosa (Jonathan Haidt, Cia. das Letras)
O psicólogo social analisa como a exposição precoce e excessiva às telas tem impactado o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes, contribuindo para o aumento de quadros de ansiedade, depressão e isolamento.
Nação Dopamina (Anna Lembke, Vestígio)
A autora, psiquiatra da Universidade de Stanford, investiga como a busca incessante por prazer imediato, impulsionada por tecnologia, consumo e hábitos modernos, têm consequências negativas na saúde mental da população.
Nexus (Yuval Noah Harari, Cia. das Letras)
Conhecido por obras como Sapiens, Harari volta-se à história da informação: da invenção da escrita até a era da inteligência artificial, discutindo o impacto da manipulação de dados na democracia e na verdade.
Tudo sobre o Amor (Bell Hooks, Elefante)
A pensadora e ativista americana propõe uma nova visão sobre o amor, não como sentimento romântico, mas como prática ética e revolucionária capaz de transformar relações pessoais e estruturas sociais.
Chomsky e Mujica (Saúl Alvídrez,Civilização Brasileira)
Neste diálogo inédito, o linguista Noam Chomsky e o ex-presidente uruguaio José Mujica debatem sobre democracia, capitalismo, ecologia e o futuro da humanidade, em uma troca marcada pela sabedoria e pela simplicidade.