Em uma única tarde, brincar de adivinhação, conquistar uma cidade fictícia, bem como solucionar um crime hipotético. É possível fazer tudo isso em família com diversos jogos de tabuleiro e cartas. Além de ser divertido, auxilia nas relações sociais e turbina a mente.
“Os jogos contribuem para o desenvolvimento da socialização das crianças, que exercitam direitos e deveres”, afirma a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Marília Forgearini Nunes, doutora em Educação. “Elas devem respeitar o outro, um respeito que se baseia no saber ouvir, aguardar a vez com atenção à jogada do oponente para poder agir.”
Além do mais, essas atividades também podem trazer benefícios cognitivos aos mais velhos. “Os jogos promovem atenção, exercício de memória e outros tantos exercícios cognitivos que, para os idosos, são tão fundamentais quanto na infância”, diz.
“O jogo alterna papéis, subverte hierarquias. O pai, desatento, perde uma vez, a mãe sorteia uma carta da sorte, mas, mesmo assim, vai precisar pagar pedágio para o filho, que é o dono do banco, etc. Todos aprendem sobre relações, frustrações e superação de obstáculos em uma situação ficcional.”
Veja alguns jogos para entreter a família:
- Jogo da Vida. Um clássico muito divertido que simula as escolhas e as consequências da vida real, como estudar, trabalhar, casar, bem como ter filhos. Atualmente, há também a possibilidade de brincar acompanhado de um aplicativo gratuito que interage com o tabuleiro. Além disso, é possível brincar com dois a seis participantes.
- Imagem e Ação. Outro jogo popular de desenho e adivinhação em que o jogador deve fazer seus parceiros de equipe acertarem uma palavra ou expressão usando apenas um lápis e um papel. Um aplicativo para cronometrar o tempo e sortear as palavras também pode ser usado. A partir de quatro jogadores.
- Uno. Um jogo em que você precisa se livrar de todas as suas cartas antes dos outros jogadores. Mas é preciso seguir as regras e usar cards especiais. O jogo tem vários modos. Além disso, possui uma versão online com opções de personalização e chat. Podem brincar de duas a dez pessoas.
- Jogo Catan. Um jogo de tabuleiro super divertido de estratégia e negociação em que você deve colonizar uma ilha, construindo vilas, cidades e estradas. Você precisa coletar recursos, trocar com outros jogadores e evitar o ladrão. Há opções disponíveis para até seis participantes.
- Detetive. Jogo de tabuleiro em que os participantes precisam solucionar um assassinato, descobrindo quem foi o criminoso, qual foi a arma usada e em qual cômodo da mansão o crime aconteceu. Os jogadores se movem pelo tabuleiro com peões que representam os suspeitos e fazem palpites sobre o caso. A brincadeira pode envolver até seis pessoas.
Aproveite essas dicas para acabar com o tédio do fim de semana e alegrar a casa. Toda a família vai gostar.