Quer conhecer melhor o mundo dos investimentos? O Certificado de Depósito Bancário, conhecido como CDB, é um bom começo para quem tem um perfil conservador e não quer correr riscos nesta primeira fase.
O CDB é um título de renda fixa emitido pelo banco em nome de uma pessoa. O objetivo é captar o dinheiro e financiar as operações bancárias. É como se fosse um empréstimo seu ao banco. Em troca, a instituição financeira devolve o valor investido mais a taxa de juros.
É um investimento que se assemelha ao da poupança. No entanto, rende mais.
Existem dois tipos de CDBs: pré e pós fixados.No pré-fixado, no momento da contratação, você é informado sobre o rendimento durante todo o período. Isso independe da situação do mercado financeiro. O lucro é diário. No pós-fixado, o valor dos juros só é conhecido no momento do resgate.
O que você deseja?
Se você quer trocar de carro daqui a dois ou três anos ou realizar uma grande viagem num período semelhante, vale a pena investir nos prefixados. Agora, se for comprar uma casa e pretende guardar dinheiro por mais tempo, a opção mais rentável seria pelo pós-fixado.
Quanto mais tempo você investir o dinheiro no CDB, menor será o valor cobrado no imposto de renda. Para realizar a aplicação, também é cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para transações em períodos de até 30 dias.
O ideal é que o dinheiro fique no investimento por, no mínimo, 30 dias, Lembrando que quanto maior o tempo, maior o lucro.
Antes de investir, tenha sempre em mente os seus objetivos. Da mesma forma, busque estudar bem para onde vai o seu dinheiro. Afinal, toda aplicação tem algum tipo de risco. A Bradesco Vida e Previdência oferece orientação sobre educação financeira e simuladores para você entender qual é o seu perfil de investidor.
Confira os valores da alíquota de imposto de renda sobre os rendimentos em CDB:
A tributação sobre os ganhos em CDB varia em função do prazo da aplicação:
- 22,5% – sobre os rendimentos obtidos até 180 dias após a aplicação
- 20% – sobre os rendimentos obtidos até 360 dias após a aplicação
- 17,5% – sobre os rendimentos obtidos até 720 dias após a aplicação
- 15% – sobre os rendimentos obtidos após 720 dias da aplicação
Fonte: Bradesco