A inteligência artificial (IA) já está presente no cotidiano das pessoas sem que elas entendam de fato o que ela é e como funciona. Mas esse conhecimento é necessário para que as nossas decisões sejam mais informadas. Afinal, precisamos saber o que estamos consumindo de forma a garantir que a sua aplicação beneficie a sociedade.
O que é inteligência artificial?
A IA é um ramo da Ciência da Computação dedicado a desenvolver programas que simulam as habilidades humanas. Atualmente, a tecnologia já é capaz de realizar muitas tarefas que requerem a inteligência do ser humano.
Essas tarefas incluem raciocínio, aprendizado, percepção visual, reconhecimento de fala, tomada de decisões e tradução entre idiomas. Ela está presente na internet, nos jogos de videogame, nos streamings, no cinema e em aplicativos de chats.
Seu uso abrange uma grande gama de setores tais como financeiro, industrial, comercial, educação e diversão, entre outros.
Como a IA funciona?
A IA opera por meio da análise de grandes volumes de dados e identificação de padrões nesses dados, utilizando métodos como aprendizado de máquina (machine learning) e aprendizado profundo (deep learning).
- Aprendizado de máquina (machine learning). Seu foco está “no desenvolvimento de modelos e algoritmos capazes de reconhecer padrões de uma amostragem de dados”, explicou Guilherme Haas em artigo no site Canaltech. Dessa maneira, é possível fazer com que programas (softwares) sejam capazes de prever e tomar decisões, pois reconhecem as regras e padrões em um grande número de dados.
- Aprendizado profundo (deep learning). Imita o cérebro humano. Portanto, é capaz de processar, aprender e apresentar dados. Assim, são desenvolvidos os “reconhecimentos de imagens, processamento de linguagem natural, tradução automática, visão computacional e reconhecimentos de fala”, afirmou.
Com o avanço tecnológico, a IA se tornou parte integrante do cotidiano, presente em assistentes de voz, mecanismos de busca, veículos autônomos e redes sociais. No entanto, a IA também levanta questões éticas importantes, como privacidade, segurança e o impacto no emprego.