Muitos brasileiros sonham em adquirir um apartamento ou uma casa, mas ficam na dúvida entre os imóveis novos e antigos. Enquanto os na planta oferecem condições especiais de pagamento e a possibilidade de personalizar a unidade, os usados resolvem o problema de quem quer mudar imediatamente.
Contudo, antes de decidir qual a melhor opção, é importante analisar o seu estilo de vida. Se pretende morar no mesmo bairro ou cidade, se tem pressa para se mudar e quanto pretende gastar com o investimento.
Confira as diferenças:
1. Imóvel na planta
Comprar um apartamento na planta é uma boa opção para quem pode esperar. Um imóvel que ainda será construído pode significar um investimento a curto, médio e longo prazo. Isso porque existe um período estipulado para a entrega das chaves, com condições atrativas para o financiamento.
“Você consegue pagar prestações ao longo da execução da obra, diminuindo seu saldo devedor e, consequentemente, o valor financiado com o banco quando o imóvel ficar pronto”, explicou Claudio Hermolin, Country Manager da eXp Brasil, em entrevista ao Estadão.
- Risco
Existe um risco menor de gastos complementares, já que a unidade nova vai precisar de poucos reparos e reformas. Mas, nesse caso, fique de olho na incorporadora e no que ela vai oferecer quando fechar o contrato.
- Personalização
Muitas incorporadoras permitem que o proprietário personalize os imóveis de acordo com suas necessidades. Isso vai garantir que a sua casa ou apartamento fique do jeito que você quer ao final da construção, o que também gera economia com eventuais reformas.
- Valorização
Outro ponto positivo é a valorização. O preço do imóvel será maior quando a obra terminar. Por isso, é uma boa opção para quem quer transformar a compra da casa ou apartamento em um investimento.
2. Imóvel usado
Para quem tem pressa e pretende e quer mudar no menor prazo possível, o imóvel usado é a melhor solução. Nesse caso, é possível também ampliar a janela de negociação com o vendedor e ampliar as buscas para conseguir uma casa ou apartamento dos sonhos.
- Mobilidade
Um imóvel usado vai facilitar a vida de quem pretende morar em uma determinada região, tem pouco tempo para a mudança e quer espaços específicos. Além disso, pode atender mais às necessidades em relação ao número de cômodos, por exemplo.
- Financiamento
Com taxas de juros menores, também é possível negociar o valor total do imóvel e parcelas. Se tiver dinheiro para pagar à vista, um imóvel usado também pode ser uma ótima opção.
- Reformas
Antes de comprar uma casa ou um apartamento usado, avalie a estrutura e a necessidade de eventuais reformas. Calcule se o que precisa ser alterado cabe no orçamento, considerando também o valor das parcelas.