Com a transição para modelos de trabalho híbrido, muitos profissionais que permanecem em home office enfrentam o desafio de manter a visibilidade e a reputação em comparação aos colegas que estão no escritório.
Em um cenário em que a proximidade física pode influenciar a percepção de desempenho, algumas estratégias podem ajudar a equilibrar a balança, assegurando a relevância da sua função. Veja a seguir as dicas da professora de Educação Executiva Dorie Clark para o site Harvard Business Review:
1. Seja e aparente ser produtivo
Embora a pandemia tenha diminuído o estigma contra o trabalho remoto, muitos líderes que voltam ao presencial têm dificuldades com a falta de monitoramento direto dos colaboradores. Se você continua em casa, a dica é reforçar que cumpre ou excede os prazos.
Por exemplo: ao enviar um relatório urgente para o seu chefe, torne sua contribuição mais perceptível. Segundo Dorie, você pode escrever algo assim: “Conforme prometido, estou anexando o relatório aqui. Sei que o prazo oficial é quinta-feira, mas gostaria de enviá-lo mais cedo para que tenhamos mais tempo para fazer revisões, se necessário.”
2. Cola social: crie conexões
No trabalho presencial, é comum que os colaboradores dividam experiências pessoais – como destino de férias ou time de futebol favorito – no elevador ou no café. Embora não seja relevante para o papel profissional, isso fornece uma espécie de “cola social” que facilita certas negociações, pois cria vínculo.
Então, como trabalhador remoto, é preciso criar algumas estratégias para fortalecer os laços sociais. Você pode convidar colegas para um almoço presencial, por exemplo. Mas, caso não seja possível, também existe a possibilidade de abrir bate-papos individuais por vídeo, ou organizar eventos de networking virtual.
3. Mostre o seu rosto
Se puder eventualmente comparecer a um evento presencial, melhor. Mas, caso não seja possível, faça questão de manter a câmera do vídeo ligada em reuniões online. Da mesma forma, garanta que seu rosto esteja bem iluminado, com um pano de fundo profissional.
Pode até parecer bobeira, mas, no escritório, os seus colegas têm a vantagem das interações interpessoais para que todos formem um julgamento a respeito deles. As pessoas tendem a formar laços emocionais ao observar expressões, posturas, entre outros. Portanto, capriche na apresentação.
4. Facilite o trabalho em equipe
Como trabalhador remoto, você nunca será tão acessível quanto alguém no escritório. Por isso, facilite o trabalho de outras formas. Por exemplo: adote as ferramentas de comunicação mais usadas pela equipe. Pode ser email, Slack ou WhatsApp. Também tente entender qual é o tempo de resposta adequado. Dessa maneira, você minimizará um eventual atrito por causa da comunicação.
“Da mesma forma, mesmo que seu chefe não tenha solicitado, é útil sugerir uma reunião de check-in individual regular (talvez semanal), de preferência em vídeo. Isso garante que você tenha pelo menos uma pequena quantidade de contato direto toda semana, incluindo a oportunidade de fazer perguntas, esclarecer expectativas e manter seu chefe atualizado sobre seu progresso”, sugere Dorie.