Golpes em compras pela internet estão cada vez mais frequentes. Atualmente, eles atingem 32% dos consumidores brasileiros, conforme apontou pesquisa recente solicitada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo o levantamento, uma em cada três pessoas já foi alvo de tentativas de fraude em transações online.
Essas armadilhas acontecem de diferentes formas. Por exemplo: com sites ou cartões de crédito falsos e clonados. Ou, simplesmente, contatos pelo WhatsApp ou outras redes sociais para convencer uma pessoa a pagar por um produto e serviço (inexistente) fora da plataforma oficial de venda.
Por causa disso, cerca de 35% dos entrevistados disseram ter deixado de comprar pela internet. Esses dados destacam a crescente preocupação com a segurança digital no País, onde o comércio eletrônico tem se expandido rapidamente.
Golpes financeiros
“Os golpes financeiros ganham a cada dia novas versões, que exigem do consumidor atenção. Por isso, é importante ficar atento antes de fazer qualquer pagamento ou transferência”, afirmou o presidente da CNDL, José César da Costa.
Assim, sempre verifique comentários e experiências de outros consumidores antes de efetuar a compra. Além disso, pesquisar se o site é seguro pode diminuir as chances de sofrer um golpe pela internet.
Estudo com consumidores
O estudo entrevistou inicialmente 1.117 consumidores de todos os gêneros e classes sociais com idade igual ou superior a 18 anos. O objetivo era verificar a porcentagem de compradores pela internet nos últimos 12 meses. Destas, 821 pessoas, que fizeram alguma compra ao longo do período, continuaram a responder a pesquisa. A coleta de dados foi realizada entre os dias 14 e 21 de junho de 2024.
Conforme a projeção, cerca de 119 milhões de pessoas compraram online pelo menos uma vez nos últimos 12 meses no Brasil. Para realizar as compras, 90% dos consumidores utilizaram celular, 27% notebook e 24% computador de mesa.
Além disso, os sites de compras mais utilizados pelos consumidores são os internacionais. Por sua vez, os artigos mais visados são, em ordem decrescente, eletrodomésticos (43%), vestuário (43%), eletrônicos e informática (40%), artigos para casa e decoração (39%) e cosméticos e perfumes (36%).
Em contrapartida, artigos de supermercado, acessórios e peças automotivas, medicamentos e livros continuam a ser mais comprados nas lojas físicas. O número de consumidores online, porém, continua subindo.
Práticas seguras de negociação
A pesquisa sugere a necessidade de maior conscientização sobre práticas seguras de compra na internet, bem como a implementação de medidas mais robustas por parte das empresas que operam no espaço digital.
Da mesma forma, a proteção de dados pessoais e financeiros é essencial para manter a confiança do consumidor e garantir a integridade do crescente mercado de e-commerce no Brasil.
Você, enquanto consumidor, pode ficar atento aos riscos para evitar cair em armadilhas. Quer saber como se proteger? Veja o que é LGPD, conheça os direitos do consumidor e estratégias para uma navegação segura.