A ciência tem contribuído significativamente para a compreensão de como hábitos saudáveis diários podem influenciar nossa saúde, especialmente na proteção contra doenças. E, como já dizia o ditado, prevenir é melhor que remediar. Por isso, é necessário enfatizar a importância da prevenção para manter uma saúde robusta.
Confira uma lista com oito hábitos diários saudáveis fundamentais que podem fortalecer seu sistema imunológico e promover um corpo resistente a doenças:
1. Alimentação balanceada
Uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, pode reduzir o risco de várias doenças, segundo a própria Organização Mundial da Saúde (OMS). A ingestão adequada de nutrientes fortalece o sistema imunológico e promove a saúde geral.
Além disso, uma alimentação saudável ajuda a manter o peso corporal ideal, reduzindo o risco de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
2. Sono de qualidade
Durante o sono, o corpo se regenera e o sistema imunológico é fortalecido. Uma noite bem dormida está associada à regeneração celular, ao fortalecimento do sistema imunológico e à redução do risco de doenças crônicas, como obesidade e hipertensão.
Dormir bem também permite que o organismo combata infecções e se recupere do estresse diário. A privação de sono pode comprometer a função imunológica e aumentar a suscetibilidade a doenças. Segundo o médico Gustavo Moreira, pesquisador do Instituto do Sono, as pessoas precisam dormir, em média, de seis a dez horas diariamente.
3. Exercícios regulares
A atividade física regular é um pilar da prevenção de doenças. O exercício fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde cardiovascular e ajuda a prevenir condições como diabetes tipo 2 e osteoporose, além de estimular a produção de substâncias químicas benéficas, como endorfinas, que podem melhorar o humor e a saúde mental. E, conforme as Diretrizes para Atividades Físicas, atualizada em 2018 nos EUA, 30 minutos de exercícios moderados diários já ajudam.
4. Hidratação adequada
A água é essencial para o funcionamento de todas as células do corpo, incluindo as do sistema imunológico. Manter-se hidratado ajuda a transportar nutrientes para as células e eliminar toxinas. A desidratação pode comprometer a função imunológica e aumentar o risco de infecções. De acordo com uma pesquisa do National Institutes of Health (NIH), dos EUA, beber água retarda o envelhecimento e previne doenças crônicas.
5. Contato social
O contato social e relacionamentos saudáveis também são fundamentais para a mente, portanto, inclua na sua lista de hábitos diários. A solidão crônica está associada a problemas de saúde, incluindo depressão e doenças cardíacas. Em um artigo publicado originalmente no The Washington Post, o psiquiatra Gregory Scott Brown propôs, inclusive, maneiras de construir conexões significativas para reduzir os riscos de problemas de saúde.
6. Redução de estresse
Várias pesquisas já estabeleceram uma conexão clara entre o estresse crônico e o aumento do risco de doenças, uma vez que o aumento da produção de hormônios como o cortisol pode prejudicar o sistema imunológico. Equipes da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostraram que o estresse também potencializa processos inflamatórios que podem culminar na morte de neurônios. Por isso, práticas como meditação e exercícios de relaxamento são recomendadas.
7. Higiene pessoal
A pandemia de covid-19 já mostrou que manter a higiene pessoal adequada é essencial para evitar infecções e doenças contagiosas. A lavagem das mãos, por exemplo, é uma medida eficaz na prevenção da propagação de germes.
Escovar os dentes, além de prevenir cáries, também pode evitar diversas doenças. A falta de higiene oral está associada, conforme um artigo do The Washington Post veiculado pelo Estadão, a um aumento no risco de uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes, câncer, artrite reumatoide e morte precoce.
8. Vacinação em dia
Pesquisas demonstram que a vacinação reduz drasticamente a incidência de doenças infecciosas e protege não apenas os indivíduos, mas também toda a comunidade, como mostra a cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde. Manter o calendário atualizado, mesmo que você já seja adulto, é uma forma de prevenir problemas de saúde.
Agora que você já sabe quais são os pilares para a promoção da saúde, que tal incorporá-los à rotina de sua família?