Aprenda a fazer arranjos de flores secas para decorar a casa

Conheça as diferentes técnicas de secagem

Redação FamiliarIdades
Um arranjo de flores secas chega a durar dois anos. Foto: Getty Images.
Um arranjo de flores secas chega a durar dois anos. Foto: Getty Images.

Rainhas da decoração nos anos 80, as flores secas foram perdendo espaços aos poucos e agora ressurgem como uma grande aliada da decoração. E não é para menos. A variedade de cores e formas, assim como a durabilidade, têm conquistado o coração de quem ama flores em casa.

Um arranjo de flores secas chega a durar dois anos. O principal para secar as pétalas é ter paciência e escolher um cantinho da casa que seja quente e escuro para que elas se desidratem sem perder a cor. 

Veja como fazer arranjos de flores secas:

Escolha das flores. Use flores que sequem bem. Por exemplo: lavanda, hortênsias, rosas, girassóis, cravos, eucaliptos e trigo. As flores precisam estar em boas condições. O ideal é secar quando estão florescendo. Isso vai garantir que fiquem bonitas por mais tempo. 

Secagem ao ar. Amarre as flores em pequenos buquês e pendure-as de cabeça para baixo em um local seco, quentinho e sem muita luz. No geral, as flores demoram de  duas a três semanas para secar completamente.

Prensagem. Coloque as flores entre folhas de papel e pressione com um peso (pode ser um livro). Esse método é um dos mais conhecidos, mas não serve para quem quer colocar as flores secas em vasos. É ideal para fazer arranjos em quadros. 

E mais:

Uso de sílica gel. Para preservar a forma e a cor, é possível usar a sílica gel. Para isso, basta cobrir completamente as flores e aguardar cerca de uma semana.

Prepare as flores. Remova qualquer folha que esteja em excesso nos caules, especialmente se estiver seca e quebradiça. Deixe as folhas apenas onde forem decorativas ou essenciais para o arranjo. É possível reforçar partes mais frágeis com arame fino. 

Escolha o vaso. Recipientes de cerâmica, madeira ou vidro funcionam bem com flores secas. Recipientes rústicos, como cestas de vime ou potes de metal envelhecido, também são uma ótima escolha e dão um ar campestre. 

Fixe a base. Você pode usar espuma floral seca ou argila no fundo para fixar os caules. Isso também fará com que as flores se movimentem ao vento, por exemplo, dando um ar de naturalidade ao arranjo. 

Disponha as flores. Comece pelas maiores, ou de maior destaque. Coloque as flores principais no centro ou nos pontos mais altos do arranjo. Depois, preencha os espaços vazios com flores menores e mais delicadas, para criar camadas de profundidade. Uma boa ideia é incorporar folhagens e ramos, para dar volume e textura. Deixe alguns caules mais longos e outros mais curtos para dar movimento ao arranjo, fazendo com que ele pareça menos rígido e mais dinâmico.

Finalize o arranjo. Você pode usar outros materiais para compor o arranjo, como fitas de juta, cetim ou renda. Além disso, caso as flores secas não exalem aromas, você pode adicionar algumas essências.

Cuidados. Mantenha o arranjo longe da luz direta e da umidade para evitar que desbote ou estrague. Limpe delicadamente com um espanador para remover a poeira. Isso vai fazer com que o arranjo fique bonito por mais tempo. 

Link copiado