Quem nunca pensou em instalar uma tomada em um novo ponto de iluminação na casa? Mas só em pensar no trabalho que esse tipo de mudança provoca, muitos desistem da ideia. Assim, as fitas elétricas, ou eletrofitas, podem ser uma solução para quem busca reconfigurar os pontos de energia.
Os fios muitas vezes aparentes e as canaletas são materiais que atrapalham a decoração. Contudo, as eletrofitas mudam o ambiente, principalmente em espaços alugados, sem a necessidade de reforma.
Existem vários modelos de fitas elétricas no mercado. Por exemplo: para tomadas de três pinos, equipamentos de som, ventiladores, bem como luminárias. Portanto, consulte um profissional sobre o tipo mais adequado à finalidade para não ter problemas.
“Muitas pessoas querem uma nova tomada, até mesmo no teto, para mudar a iluminação”, afirma o eletricista Hélio Coutinho. “O tipo de dispositivo que será conectado é o que vai definir o modelo da eletrofita.”
A aplicação é simples. Porém, atenção à superfície, que deve estar limpa, sem poeira. Se a parede tiver elevações, é preciso lixar e aplicar uma massa acrílica. Após a instalação, a eletrofita pode ser coberta também com massa ou qualquer outro tipo de material, como textura.
Uma das grandes vantagens das eletrofitas é que elas são flexíveis. Portanto, podem se adaptar em diversos ambientes. Da mesma forma, elas também são seguras. “As eletrofitas são seguras à sobrecarga se forem muito bem dimensionadas”, diz Coutinho. Contudo, é um material indicado para áreas secas.
Outro cuidado, segundo ele, é estar sempre atento aos pontos onde as fitas foram instaladas: “Elas não podem ser perfuradas. Se possível, faça uma sinalização. Perfurar ou danificar pode causar acidentes graves. As orientações, nesse caso, são as mesmas para os fios convencionados”.
Vantagens das fitas elétricas:
- Podem ser aplicadas em diferentes ambientes
- Não é necessário quebrar paredes
- Aceitam diversos tipos de cobertura
- São seguras em casos de sobrecarga de energia