Confira os filmes de ação que marcaram a história do cinema

Inovações nas telonas influenciam novas produções até hoje

Redação FamiliarIdades
Filmes de ação estão entre os gêneros preferidos de quem gosta de fortes emoções. Foto: Getty Images.
Filmes de ação estão entre os gêneros preferidos de quem gosta de fortes emoções. Foto: Getty Images.

Os filmes de ação estão entre os gêneros preferidos de quem gosta de fortes emoções nos cinemas. O gênero explora inovações tecnológicas para criar um realismo e prender a atenção do começo ao fim. E geralmente conseguem.

Alguns títulos entraram para a história do cinema justamente por provocar essa sensação, conquistando milhões de pessoas mundo afora.

Filmes de ação que foram sucesso de bilheteria:

Duro de Matar – 1988

Grande estrela do filme, Bruce Willis interpreta John McClane, um policial de Nova York que deve salvar um prédio de luxo tomado por terroristas durante uma festa de Natal. O filme redefiniu o gênero de ação dos anos 80. Mostra uma história cheia de  tensão, humor e um herói relutante. Atualmente, é considerado um clássico do gênero. Classificação indicativa: 14 anos. 

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final – 1991

O filme que tem Arnold Schwarzenegger como protagonista fascinou os jovens da década de 1990. A história mostra o retorno do personagem como ciborgue protetor em uma luta para salvar a humanidade do apocalipse causado por uma inteligência artificial. Uma sequência de enorme sucesso nos cinemas e nas então locadoras de vídeo. Classificação indicativa: 14 anos. 

Matrix – 1999

Keanu Reeves interpreta Neo, um hacker que descobre a verdade sobre a realidade simulada. Ele se torna o salvador da humanidade contra as máquinas controladoras. Mais um filme que prendeu atenção com efeitos visuais e lutas inovadoras. O filme influencia a cultura popular e a estética dos filmes de ação até hoje. Da mesma forma, ainda alimenta discussões sobre o futuro da humanidade. Classificação indicativa: 14 anos. 

Duro de Matar: A Vingança – 1995

John McClane se vê envolvido em uma série de desafios de um terrorista que ameaça a cidade de Nova York com bombas. A sequência avançou em níveis de ação mais complexos, o que ajudou também a consolidar a franquia até hoje aclamada em todo o mundo. Classificação indicativa: 14 anos. 

Mad Max – 2015

Aqui, o  futuro  é apocalíptico, como na versão original de 1979. A história tem Max (Tom Hardy) que se junta a Furiosa (Charlize Theron) para escapar de um tirano e sua gangue, em uma perseguição. O filme recebeu diversos prêmios por suas cenas impactantes e ininterruptas. A franquia conquista, ano a ano, uma nova legião de fãs. Classificação indicativa: 16 anos. 

Link copiado