Felicidade no trabalho: como estimular o bem-estar profissional

Lideranças têm um papel fundamental na satisfação do trabalhador

Redação FamiliarIdades
A felicidade no trabalho não segue uma fórmula universal. Foto: Getty Images.
A felicidade no trabalho não segue uma fórmula universal. Foto: Getty Images.

Felicidade no trabalho demanda esforço e estímulo. Afinal, nem sempre é possível se sentir satisfeito e feliz nas funções diárias. Mas é possível ter mais satisfação com a rotina.

Segundo a cientista de dados Juliana Sawaia, pesquisadora sobre felicidade no ambiente profissional, o bem-estar é influenciado por fatores internos e externos. Por exemplo: engajamento, satisfação, assim como paixão pela função exercida.

Um estudo da consultoria Gallup revelou que os brasileiros têm enfrentado altos níveis de emoções negativas no trabalho: 46% relataram estresse, 25% afirmaram estar tristes e 18% disseram sentir raiva. Com esses números, o Brasil ocupa a quarta posição entre os países com trabalhadores mais infelizes da América Latina.

Liderança e felicidade

Mas a liderança tem papel fundamental para reverter esse cenário. “O profissional precisa ter segurança psicológica, ou seja, sentir que pode expressar opiniões sem medo de represálias. Isso o torna mais produtivo e, consequentemente, mais feliz”, disse a cientista em entrevista ao Estadão.

A felicidade no trabalho não segue uma fórmula universal, mas a pesquisadora aponta que a Geração Z e os millennials compartilham um padrão: eles precisam enxergar um propósito naquilo que fazem. “Esses jovens desejam que seu trabalho tenha impacto social positivo, não apenas para suas carreiras ou empresas, mas para o mundo”, afirmou.

No entanto, eles podem se sentir frustrados quando percebem que as empresas não praticam aquilo que pregam. Flexibilidade e autonomia também são aspectos essenciais para seu bem-estar.

5 hábitos para ser mais feliz no trabalho

Juliana destaca que a felicidade pode ser exercitada diariamente. Para isso, recomenda cinco hábitos:

  1. Encontre suas motivações – Pergunte-se por que escolheu sua profissão, seu cargo e sua empresa. Ter clareza sobre suas escolhas ajuda a entender o que o faz feliz.
  2. Celebre pequenos progressos – Valorize cada conquista. Focar apenas nos grandes objetivos pode gerar desmotivação.
  3. Crie uma rede de apoio – Estudos apontam que relações saudáveis no trabalho contribuem para maior felicidade e engajamento.
  4. Busque equilíbrio – Encontre espaço para atividades que tragam bem-estar dentro e fora do trabalho.
  5. Aprenda algo novo – Desenvolver novas habilidades gera engajamento e um senso de realização.
Link copiado