Os exames de rotina devem ser feitos por todas as pessoas pelo menos uma vez ao ano. Afinal, são eles que vão indicar se existe a necessidade de tratamentos ou de outros procedimentos para diagnosticar possíveis problemas.
Mas, muitas vezes, é difícil entender a lista de exames. Por isso, preparamos um guia para explicar o que significa cada procedimento e a importância para a saúde.
Hemograma
Presente em praticamente toda a lista de exames de sangue, o hemograma faz a contagem de células vermelhas e células brancas. Assim, pode indicar a presença de anemia, leucemia, causas de sintomas como fraqueza, febre e perda de peso, infecções, bem como alergias.
Colesterol
Na amostra de sangue, é possível avaliar a presença do HDL, chamado de colesterol bom. O LDL identifica o tipo ruim. Altos níveis de colesterol LDL no sangue sinalizam um risco para problemas no coração, como angina ou infarto. Porém, níveis altos de colesterol HDL podem ser uma proteção para essas doenças.
Transaminases (ALT e AST), TGP e TGO
Avaliam a saúde do fígado. Dessa forma, alterações podem indicar problemas de infecções, medicamentos, tumores, traumas, assim como intoxicação
Glicose
Mede o nível de açúcar no sangue. Por isso, o exame é solicitado para a prevenção da diabetes tipo 2.
Hemoglobina Glicada
Avalia a média de açúcar no sangue e a resposta à insulina. Portanto, abarca pessoas com suspeitas ou que já têm diabetes.
TSH e T4
Os testes de TSH e T4 avaliam a saúde da tireoide. Assim, podem indicar problemas com hipotiroidismo e hipertiroidismo.
Ureia e creatinina
Monitoram a função renal. Se os rins não estiverem funcionando adequadamente, esses compostos se acumulam no sangue e podem indicar que o órgão está com dificuldades de filtrar as toxinas.
Complementares
As mulheres devem complementar a rotina com exames de papanicolau e mamografia para a detecção precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero. Já os homens devem realizar o PSA para a detecção do câncer de próstata. Os exames complementares são indicados para a rotina de saúde de quem já passou dos 40 anos.
Tenha em mente: algumas doenças são silenciosas. Por isso, é importante manter os exames em dia e consultar regularmente o médico para que você possa viver com mais saúde e bem-estar.