Quem vai passar por uma entrevista de emprego deve ter em mente que transmitir confiança e competência é crucial para a avaliação. Mas que pessoa consegue manter a calma nessa situação? Embora o nervosismo seja comum, há estratégias para driblar o desconforto e se sair bem.
Não adianta fingir estar calmo: é pouco provável ser bem-sucedido agindo assim, porque as pessoas percebem que algo não está natural. Por outro lado, permanecer relaxado e otimista tende a impressionar os entrevistadores. A plataforma global de empregos Indeed listou algumas dicas para você absorver essa postura na entrevista de emprego.
Doze dicas para ficar calmo na entrevista de emprego
- Pesquise sobre a empresa. Antes da entrevista, acesse o site da empresa para ficar ciente de seus valores, objetivos e realizações. Busque artigos sobre notícias e tópicos relacionados ao cargo pretendido para poder lidar com perguntas ou comentários acerca do porquê de seu interesse pelo setor em questão. Da mesma forma, pesquisa as opiniões de funcionários, clientes e pessoas que interagem com a empresa, para saber onde está pisando.
- Prepare seu guarda-roupa. No dia anterior ao da entrevista, prepare a indumentária que irá usar. Experimente todas as opções e escolha aquela que lhe faz sentir mais profissional. Dessa maneira, você pode reservar um tempo no dia seguinte para relaxar.
- Encontre perguntas comuns em entrevistas e pratique as respostas. Alguns sites fornecem listas de perguntas mais comuns em entrevistas relacionadas com o setor interessado. Então, pratique as respostas. Assim, você não será pego de surpresa com questões inesperadas ou difíceis.
- Familiarize-se com o percurso para chegar ao destino. Faça o percurso alguns dias antes, no mesmo horário e com o mesmo tipo de transporte. Contabilize o tempo do percurso. Da mesma forma, se for usar condução própria e GPS ou smartphone, mapeie a rota com antecedência.
- Elabore uma lista de perguntas para o final da entrevista. Geralmente o entrevistador encerra uma entrevista ao perguntar se você tem alguma dúvida. Assim, um questionário memorizado com antecedência evita perda de tempo ao pensar uma pergunta. Demonstre interesse e preparação ao perguntar sobre a cultura da empresa, supervisores e responsabilidades da função, por exemplo.
- Memorize seu currículo. É normal o entrevistador perguntar sobre seu currículo e experiências. Memorizar o currículo ajuda a lembrar de todos os detalhes e a formular respostas para expandi-los. Também permite que determinadas habilidades mais condizentes com o anúncio de emprego sejam realçadas.
Além disso…
- Mantenha seu corpo saudável. Estar fisicamente preparado ajuda a se manter calmo. Por isso, procure jantar alimentos saudáveis na noite anterior e tomar um café da manhã nutritivo no dia da entrevista. Além disso, deite-se cedo e procure dormir de oito a nove horas para estar revigorado. Por fim, leve uma garrafa de água para se hidratar.
- Dê um passeio antes. Seja em casa ou já no local da entrevista, fazer uma caminhada antes de entrar ajuda a relaxar e pensar nos tópicos que planeja discutir na entrevista.
- Chegue cedo. Tenha em mente que fatores inesperados podem acontecer no percurso para a entrevista. Então, procure adiantar-se o máximo possível para evitar imprevistos. Além disso, chegar pelo menos 15 minutos antes demonstra interesse e dedicação.
- Seja amigável. Apresente-se ao recepcionista e a outros funcionários próximos. Seja cordial com todos para demonstrar que você é fácil de conviver e de se encaixar bem com futuros membros de equipe.
- Reserve alguns momentos para respirar. Faça uma pausa para respirar ao se sentir sobrecarregado durante a entrevista. Respire fundo antes de responder uma pergunta difícil e trabalhe lentamente para desenvolver uma resposta forte. Seja claro e lento ao responder para que o entrevistador possa entendê-lo.
- Mantenha-se positivo e sorria. Tente controlar seu nervosismo em uma entrevista intimidadora mantendo pensamentos positivos e encorajadores. Isso fará você se sentir melhor para dar respostas que parecem confiantes e ousadas. Da mesma forma, sorria e acompanhe o que o entrevistador explica com acenos.