E-books e visão: veja dicas para cuidar dos olhos

Tempo de tela e posição do equipamento podem interferir na saúde

Redação FamiliarIdades
E-books: com o tempo, pessoas que passam longos períodos lendo em telas podem apresentar dificuldade de enxergar. Foto: Getty Images.
E-books: com o tempo, pessoas que passam longos períodos lendo em telas podem apresentar dificuldade de enxergar. Foto: Getty Images.

Já se acostumou a ler seus livros preferidos pelo celular, tablet ou computador? A tecnologia tem suas vantagens, pois permite a leitura em qualquer tempo e lugar. Mas o hábito também exige cuidado com os olhos, porque o uso excessivo de e-books pode causar fadiga visual. 

Isso acontece pelo tempo em que ficamos expostos às telas. Os sintomas mais comuns são cansaço, ressecamento, assim como irritação nos olhos. Além do mais, a luz azul emitida pelas telas dos celulares pode prejudicar a qualidade do sono

Anatomia dos e-books

“A tela tem uma posição menos anatômica (…). Os livros ficam mais baixos e as telas ficam mais altas, exigindo os olhos virados mais para cima, fazendo com que fiquem mais abertos”, afirma o cirurgião oftalmologista Paulo Schor, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. 

Assim, segundo Schor, piscamos menos quando estamos nas telas, o que prejudica a lubrificação ocular. Consequentemente, esse ressecamento pode levar a sintomas como vermelhidão, ardência, lacrimação, bem como sensação de areia nos olhos. 

Problemas em longo prazo

Da mesma forma, com o tempo, pessoas que passam longos períodos lendo em telas podem apresentar dificuldade de enxergar perto. “Se nós utilizarmos muito a visão de perto, tanto faz se for na tela do computador ou lendo livros, vamos ter um problema que se chama ‘esforço acomodativo”, diz o oftalmologista. 

Nesse caso, o músculo faz força excessiva para modificar a curvatura da lente dentro dos olhos. Como resultado, a visão fica mais borrada e a pessoa pode ter sintomas como dor na testa. 

Então, para evitar problemas, o ideal é fazer pequenas pausas. Além disso, é importante manter o celular a uma distância adequada dos olhos, bem como prestar atenção aos sintomas por uso excessivo. 

Confira as dicas:

  • Manter a tela na altura dos olhos;
  • Afastar a tela do rosto e aumentar o zoom;
  • Piscar com mais frequência;
  • Usar colírio lubrificante (sem conservante) de venda livre durante quatro ou cinco vezes ao dia;
  • Usar adequadamente o óculos de grau;
  • Fazer algumas pausas da tela ao longo do dia;
  • Não ignorar sintomas frequentes,
  • Procurar regularmente um oftalmologista.
Link copiado