
Para vender ou comprar um novo imóvel é preciso preencher uma série de requisitos e ter em mãos alguns documentos específicos. Mas organizar essa parte é o que mais demanda tempo nas transações, e é também o que vai dar segurança ao comprador e ao vendedor.
Então, fique atento e se antecipe para ficar com tudo em ordem antes de iniciar o processo de compra e venda.
Documentos do vendedor
- Documento de identidade e CPF;
- Certidão de Estado Civil
- Certidão de Nascimento para solteiros
- Comprovante de endereço atualizado, com menos de 30 dias de emissão.
- Caso seja dono de empresa é preciso apresentar:
- Cartão CNPJ;
- Cópia do Estatuto ou Contrato Social;
- Alterações contratuais ou estatutárias;
- Carta com a data da última modificação do contrato do negócio.
Documentação do imóvel
- Certidão de matrícula atualizada do imóvel (até 30 dias)
- Certidão de ônus reais
- Carnê de IPTU do ano vigente e comprovante de situação regularizada do imposto
- Documento de Averbação de construção junto ao Registro de Imóveis
- Carta de quitação de débitos do condomínio
Documentação do comprador
- Documentos pessoais RG e CPF
- Certidão de casamento
- Se for solteiro, Certidão de Nascimento
- Comprovante de residência
- Se for financiar, comprovante do Imposto de Renda
Documentos extras
É bom ter à mão outras certidões que podem ser exigidas no processo de venda:
- Certidão negativa de ações trabalhistas e cíveis;
- Certidão negativa da Justiça Federal;
- Declaração de ausência de pendência da Fazenda Estadual e Municipal
- Certidão do Cartório de Protestos
- Certidão Da Dívida Ativa da União negativa referente ao Imposto de Renda.