Seja um doador de sangue e ajude a salvar vidas

Uma doação pode ajudar até quatro pessoas diariamente no Brasil; entenda

Redação FamiliarIdades
Ser um doador de sangue não custa nada, mas ajuda muita gente. Foto: Getty Images.
Ser um doador de sangue não custa nada, mas ajuda muita gente. Foto: Getty Images.

Um doador de sangue no Brasil pode salvar até quatro vidas, já que a transfusão é um procedimento frequente em diversas situações médicas. Mas, mesmo assim, apenas 14 em cada 1 mil brasileiros esticam os braços ao Sistema Único de Saúde (SUS). Isso corresponde a 1,4% da população. 

“O sangue é muito importante para os atendimentos de urgência, a realização de cirurgias de grande porte, o tratamento em pessoas com doença falciforme e talassemias, por exemplo, doenças oncológicas variadas que frequentemente necessitam de transfusão”, ressalta a coordenadora de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Joice Aragão, em entrevista à Agência Brasil.

Além disso, doar sangue é simples e rápido. Assim, requer de 30 a 40 minutos do tempo do doador. As etapas são pré-triagem, triagem clínica e coleta. Após a doação, a pessoa precisa aguardar 15 minutos no hemocentro para se alimentar e hidratar, além de evitar atividades físicas intensas no resto do dia. 

Veja os critérios para ser um doador de sangue regular:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito isso antes dos 60 anos;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto;
  • Pesar no mínimo 50 kg; 
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Mulheres podem doar a cada três meses e homens, dois, pois o corpo precisa repor o ferro. 

O site do Ministério da Saúde mantém uma lista de hemocentros, dividida por regiões do Brasil, que aceitam doação de sangue. Então confira e faça a sua parte. Afinal, doar sangue é um ato de solidariedade. 

Link copiado