
O debate sobre priorizar a saúde mental ganha cada vez mais força em todo mundo. Isso significa mudar comportamentos. Também aprender a dizer não sem sentir culpa. A tarefa é difícil, já que faz parte da nossa natureza oferecer ajuda e tentar resolver todas as situações.
Mas é possível aprender a não se sobrecarregar sem que isso cause mal-estar ou o sentimento de que não estamos dando o nosso melhor, seja nos cuidados da casa ou na vida profissional.
É inevitável: cuidar de si mesmo muitas vezes vai desapontar outras pessoas. Afinal, estabelecer limites pode causar mágoa, raiva e decepção, o que leva as pessoas a ignorarem suas próprias necessidades para evitar conflitos.
Segundo a terapeuta Kathleen Smith, em reportagem do The New York Times publicada pelo Estadão, é automático para o cérebro humano se preocupar com o que os outros pensam, já que as pessoas foram projetadas para cooperar e manter os outros calmos e felizes.
Contexto
Mas há formas de driblar a situação. Por exemplo: oferecer um contexto simples ao dizer não ajuda a evitar mal-entendidos. Assim, você demonstra que pode não conseguir realizar determinada tarefa naquele momento. Afinal, estabelecer limites não significa romper relacionamentos.
Reações
Aprender a conviver com as reações também é importante. A professora associada de psicologia educacional da Universidade do Texas, Kristin Neff, afirma que praticar a autocompaixão ao decepcionar os outros ajuda a aceitar a própria humanidade. Então, respire fundo e reflita sobre a situação pela qual você está passando.
Limites
Ao impor limites, os relacionamentos ficam fortalecidos. O maior desconforto está em lidar com a angústia e expectativa dos outros. Isso vai contribuir para o crescimento de todos que estão ao seu lado.