A presença de mulheres em cargos de liderança, bem como a diversidade, pode ser uma vantagem competitiva em qualquer empresa. Segundo Rocío Lorenzo, CEO da empresa Cable&Wireless Panama, os números provam isso. Em uma palestra TED ela explicou um estudo envolvendo 171 companhias da Alemanha, Áustria e Suíça.
Os pesquisadores avaliaram a diversidade dos colaboradores a partir de fatores como país de origem, idade e gênero. Além disso, analisaram a receita obtida com novos produtos e serviços considerados bem-sucedidos.
O resultado mostrou que as empresas mais diversas eram mais inovadoras, assim como tinham uma receita maior. Bastava ter pelo menos 20% mais mulheres em cargos de liderança do que a média.
Contratar e desenvolver
“Alcançar mais de 20% de mulheres em cargos de liderança parece uma tarefa assustadora para muitos, compreensivelmente, dada a trajetória. Mas é possível. E há muitas empresas hoje que estão fazendo isso com sucesso”, afirmou Rocío.
Ela citou alguns exemplos de empresas que estabeleceram metas para ampliar a diversidade de gênero na liderança. “A experiência mostra que é possível. Nno fim das contas, tudo se resume a duas decisões que são tomadas todos os dias em todas as organizações: quem contratar e quem desenvolver e promover.”
Segundo ela, programas, redes, mentorias e treinamentos são importantes para valorizar a diversidade. “Tudo é bom. Mas são essas duas decisões que, no final, enviam o sinal de mudança mais poderoso em qualquer organização”, explicou.
Como ampliar a diversidade em uma empresa?
- Defina metas claras. Isso vale para todos os níveis da organização. Mas também acompanhe regularmente o progresso.
- Reveja práticas de recrutamento. Em anúncios de vagas, use gênero neutro. Da mesma forma, amplie as fontes de recrutamento e selecione com base nas competências.
- Fomente uma cultura inclusiva. Crie um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e respeitados.
- Ofereça treinamento. Forneça programas sobre diversidade e inclusão para funcionários em todos os níveis da empresa.
- Reveja práticas. Avalie e ajuste políticas internas, como licença, flexibilidade e benefícios, para garantir que sejam inclusivas e apoiem a diversidade.
- Promova a diversidade na liderança. Aplique programas de desenvolvimento que identifiquem e capacitem talentos diversos para cargos de liderança.
- Aposte em parcerias externas. Colabore com outras organizações, como grupos de defesa da diversidade e instituições de ensino.