Será que você realmente precisa de uma calça nova ou reforçar o estoque da sua geladeira, que já está cheia? Essas são perguntas que devemos sempre fazer antes de decidir comprar novos itens para evitar desperdício.
As compras por impulso podem afetar o seu bolso e o meio ambiente. Para se ter uma ideia, o Brasil descarta mais de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.
Também estamos entre os países que mais desperdiçam alimentos no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
Rever nossas relações de consumo é bom para o planeta e, de quebra, vai contribuir para que você consiga fazer uma reserva financeira maior.
Evite desperdício:
Comprar por impulso
Viu uma calça na internet e achou bonita? Antes de colocar no carrinho e finalizar a compra, avalie se você realmente precisa dessa nova peça. Faça sempre essa pergunta. Isso vai evitar que você compre sem necessidade.
Não ter planejamento
Tem o hábito de ir ao supermercado ou à feira toda semana? Então faça o planejamento para comprar alimentos que serão consumidos neste período. Não leve itens a mais. Isso vai aumentar as chances de jogar comida fora. Olhe sempre o prazo de validade dos produtos.
Desconhecer o próprio orçamento
Avalie o seu orçamento antes de realizar qualquer compra. Comprometer sua renda para ter roupas ou sapatos novos vai complicar a situação no futuro. Veja se tem realmente necessidade de determinada peça ou faça uma pesquisa de preço para conseguir comprar por um valor menor.
Não considerar novo uso
Antes de jogar qualquer coisa fora, veja se não pode dar um novo uso. Roupas podem virar acessórios, objetos podem ganhar outras funções. É sempre importante ter um olhar atento para tudo o que descartamos.
Não separar o lixo
Consumir gera lixo. E não é pouco. Então, separe as embalagens, os plásticos e tudo o que puder ser reciclado. Dessa forma, você contribui muito para reduzir os impactos no meio ambiente.