Você aprendeu, trabalhou e, finalmente, chegou ao momento da vida em que tem mais tempo livre para os momentos de lazer. Mas o valor da aposentadoria pode não cobrir tudo o que almejamos fazer. Então a dica é aproveitar os descontos e benefícios para idosos. No fim do mês, isso pode ser uma economia e tanto.
Veja as oportunidades de descontos para idosos:
Atividades culturais
O Estatuto do Idoso estabelece que pessoas idosas tenham 50% ou mais de desconto em ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais. Para isso, basta apresentar o documento de identidade com foto. Vale para cinemas, shows, apresentações de dança, teatro, competições, museus, feiras e muito mais.
Gratuidade no transporte público
Pessoas com 65 anos ou mais têm direito assegurado pela Constituição Federal de gratuidade nos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos. No caso de pessoas entre 60 e 65 anos, isso pode variar conforme a legislação estadual ou municipal.
Para ter gratuidade em viagens interestaduais, o idoso deverá ter idade mínima de 60 anos e comprovar renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos (veja aqui). Basta solicitar um único “Bilhete de Viagem do Idoso”, nos pontos de venda das transportadoras, com pelo menos três horas de antecedência. Ele também poderá solicitar a emissão do bilhete de viagem de retorno.
Prioridade em programas habitacionais
Programas habitacionais públicos ou subsidiados pelo governo devem, por lei, reservar 3% das unidades para pessoas com 60 anos ou mais. Esse público também poderá, mediante análise, obter financiamentos compatíveis com a renda e prazo máximo de 20 anos.
Medicamentos gratuitos na Farmácia Popular
O Programa Farmácia Popular do Brasil disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma, hipertensão e osteoporose, desde que a pessoa apresente o documento de identidade, para comprovar que tem 60 anos ou mais, e a receita médica (SUS ou particular). O programa também subsidia remédios para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas – dependendo do caso, é possível obter um desconto de até 90% no valor.
Isenção do IPTU
Por se tratar de um imposto municipal, as regras sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) variam. Mas, em muitas cidades, os idosos podem pedir isenção do tributo. Em São Paulo, são requisitos: não possuir outro imóvel, usar o imóvel como residência e ter rendimento mensal igual ou inferior a três salários mínimos para isenção total (de três a cinco salários para isenção parcial). Veja as regras aqui.