O conceito minimalista na decoração se traduz pela seguinte frase: menos é mais. O estilo tem ganhado cada vez mais adeptos que desejam espaços mais elegantes e funcionais. Dessa forma, a lógica é ter menos objetos, cores puras, assim como formas fluídas. Ou seja: sem exageros.
O minimalismo ganha espaço principalmente entre quem quer reduzir os impactos do consumo. Então a decoração mais simples e voltada para a funcionalidade requer menos objetos, espaços abertos e simplicidade.
Conheça alguns elementos da decoração minimalista:
Arquitetura
Geralmente, o minimalismo valoriza a arquitetura do espaço. Dessa forma, prioriza a entrada de luz, bem como ambientes ventilados.
Poucos objetos de decoração
A decoração é feita pensando na funcionalidade e necessidade de cada peça. Da mesma maneira, a lógica é não ter excessos em móveis ou adornos. Assim, quanto mais limpo, melhor.
Linhas simples
Tudo reflete fluidez do espaço, com linhas simples e formas geométricas, sem muitos detalhes decorativos nas peças.
Cores neutras
As cores desempenham um papel importante nesse tipo de decoração. Assim, as paletas geralmente contam com tons neutros. Por exemplo: branco, preto, cinza e bege. Afinal, o objetivo principal é criar um ambiente organizado e calmo.
Iluminação
A luz natural é fundamental para um projeto de decoração minimalista. Então, janelas grandes e espaços abertos são opções para criar esse ambiente. Da mesma forma, as cortinas devem ser leves e fluídas e, se necessário utilizar luz artificial. Você deve posicionar bem os pontos para não poluir visualmente o ambiente.
Espaço vazio
Não preencha todo o espaço de casa com objetos de decoração ou móveis. Ter ambientes mais vazios permite maior circulação e valorização dos objetos que estão no local. Isso vai trazer uma sensação de tranquilidade para o ambiente.
Texturas
O minimalismo não é monótono. Ao contrário: usa materiais naturais que vão garantir a elegância e o aconchego para o espaço. Madeira, pedra e tecidos naturais são muito utilizados para dar o toque de personalidade em cada ambiente.