Ter uma qualificação profissional aumenta a competitividade no mercado de trabalho. Mas, para algumas pessoas, isso parece impossível por causa do orçamento familiar limitado. A boa notícia é que algumas instituições no Brasil oferecem bons cursos gratuitos de capacitação técnica.
Veja a seguir alguns cursos de capacitação técnica:
Programa Senac de Gratuidade
O Senac oferece o Programa Senac de Gratuidade (PSG), com excelentes cursos técnicos à distância em várias áreas.
Existem três requisitos necessários para ingressar em um curso do Senac. O primeiro é ter nível médio de escolaridade completo. O segundo é comprovar uma renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Por fim, participar de uma prova de classificação.
Assim, se tiver passado na prova, basta fazer a inscrição, com os seguintes documentos: ficha de inscrição do PSG; autodeclaração de renda; termo de compromisso; e termo de matrícula (somente para Cursos Livres, são mais de 50). Depois, é só dar o “aceite” e esperar a notificação de inscrição por e-mail.
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
O Pronatec é um programa de iniciativa do governo federal. Ele foi criado em 2011 com intuito de expandir a oferta de cursos profissionalizantes e tecnológicos. Oferece mais de 100 cursos técnicos gratuitos em diversas áreas.
Todo o processo de inscrição e seleção dos candidatos é responsabilidade do Sistema de Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que disponibiliza editais de oferta de cursos no início de cada semestre. No edital, estão as datas de início e término de cada etapa de inscrição e seleção dos candidatos aos cursos do Pronatec.
O site do Pronatec também publica uma lista dos cursos técnicos disponíveis no início de cada semestre.
Já os requisitos para se inscrever nos cursos gratuitos são:
- Ensino médio completo. A preferência é para alunos da escola pública ou com bolsa de estudos em uma escola privada.
- Participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção recai sobre as maiores notas. Também existe uma nota de corte especificada para cada curso. Raramente sobram vagas, mas, quando isso acontece, elas podem ser preenchidas com candidatos que não fizeram o Enem.
Alunos que se matriculam depois de concluir todas as etapas e não comparecem às primeiras aulas são excluídos do programa. Então a vaga é aberta ao próximo candidato na lista de classificação. Portanto, não desanime se seu nome não está na primeira lista.
Escola Virtual Fundação Bradesco
A Fundação Bradesco oferece mais de 90 cursos gratuitos e online (EAD) de qualificação profissional. Eles abrangem diversas áreas de conhecimento. Por exemplo: Administração, Contabilidade, Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia.
Os interessados devem fazer um cadastro no portal, preenchendo um formulário simples e rápido para obter login e senha de acesso. Depois, basta realizar a matrícula no curso desejado. No site, há informações sobre a duração e o conhecimento necessário.
Depois que o aluno realizar a avaliação final, com aproveitamento igual ou superior a 70%, há emissão de um certificado de conclusão. Alguns cursos da Escola Virtual não aplicam provas. Nesses casos, a instituição emite certificados de participação.