A demanda por mão de obra técnica no Brasil é grande. Estima-se que é necessário qualificar 9,6 milhões de trabalhadores em ocupações industriais até 2025, segundo dados do Observatório Nacional da Indústria. Nesse contexto, um curso técnico representa uma excelente oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Inclusive, alguns deles já apresentam as maiores taxas de empregabilidade.
Os cursos mais valorizados por sua aplicabilidade prática e por atenderem às necessidades de setores industriais em crescimento são os de Técnico em Mecânica, Técnico em Alimentos e Técnico em Mecânica de Manutenção. Além deles, os cursos na área de tecnologia da informação, como Técnico em Redes de Computadores, também estão em alta devido à expansão contínua do setor de TI.
Para a demanda futura, uma pesquisa realizada pelo Mapa do Trabalho Industrial, de acordo com o blog do SESI SENAI, estimou que os profissionais mais procurados no Brasil serão aqueles com cursos em:
- Logística e transporte
- Construção
- Alimentos e bebidas
- Têxtil e vestuário
- Tecnologia da Informação
- Eletroeletrônica
- Gestão
- Automotiva
Além disso, destacam-se algumas profissões técnicas específicas, como:
- Técnicos de controle da produção
- Técnicos de planejamento e controle de produção
- Técnicos em eletrônica
- Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações
- Técnicos em operação e monitoração de computadores
A formação técnica, que pode ser concluída em um período relativamente curto, é uma alternativa viável para quem busca uma rápida entrada no mercado de trabalho. Além do mais, tem a vantagem de oferecer conhecimentos aprofundados e uma abordagem prática do aprendizado.