Veja como escolher a cortina correta para a sua casa

Diferentes tecidos e modelos ajudam no bloqueio da luz e na decoração

Redação FamiliarIdades
Cortina de tecido traz aconchego para o ambiente, permitindo a passagem direta da luz. Foto: Getty Images.
Cortina de tecido traz aconchego para o ambiente, permitindo a passagem direta da luz.

A cortina impede a passagem direta do sol, mas também funciona como um bom elemento para a decoração. Assim, pode ser utilizada em diversos cômodos e até na cozinha. Contudo, o modelo ideal vai depender do tipo de bloqueio de luz que se pretende em cada ambiente.

Essas peças também podem funcionar como isolante térmico, acústico, assim como de proteção UV. A escolha determina como queremos que fique um cômodo, mais iluminado ou com possibilidade de bloqueio total da luz. 

Mas, ao fazer a escolha, também é preciso prestar atenção às cores. “A ideia é optar por cores leves que não enjoam facilmente com o tempo, tons neutros como branco, off-white, bege ou o famoso cinza, que harmonizam com os demais adornos da mobília”, disse a arquiteta Isabella Nalon em entrevista ao Estadão. 

Persianas

São mais comuns em ambientes comerciais. Existem modelos em rolô, romano, colmeias, bem como painéis. Podem ser utilizadas em salas ou varandas sem reduzir muito a claridade. Alguns modelos, como o da persiana romana, dão um toque sofisticado na decoração. Mas existem diversas opções, inclusive as que bloqueiam raios UV. É possível também encontrar modelos para bloquear totalmente a passagem de luz, sendo uma boa indicação para os quartos.  

Cortinas de tecido

Cortina de tecido traz aconchego para o ambiente, permitindo a passagem direta da luz. As mais comuns são as de Voil, confeccionadas com um tecido fino com transparência, geralmente utilizada em salas. Para ambientes que precisam de mais bloqueio de luz, a dica é escolher tecidos mais grossos ou adicionar mais camadas. 

Como escolher o tamanho

Se a cortina for de tecido, o ideal é que tenha o dobro do tamanho da janela para que você consiga o efeito das pregas. Elas podem ser fixadas de duas maneiras: varões ou trilhos. Os trilhos geralmente são utilizados para cortinas confeccionadas sob medida. O varão é de fácil instalação e também é mais simples na hora de retirar o tecido para lavar.

Quanto mais perto do teto a cortina estiver, maior a sensação de pé direito alto. Assim, o ideal é do teto ao piso. Para persianas, a dica  é instalar com pelo menos uma folga de 15 centímetros de cada lado.

Link copiado