Cores ajudam a criar um ambiente relaxante

Tons suaves e neutros têm efeito calmante; aprenda a usar a cor certa em cada cômodo

Redação FamiliarIdades
Para criar uma atmosfera aconchegante, você precisa investir nas cores. Foto: Getty Images.
Para criar uma atmosfera aconchegante, você precisa investir nas cores. Foto: Getty Images.

Chegar em casa depois de um dia cansativo e relaxar em um ambiente confortável é tudo o que queremos. Mas, para criar uma atmosfera aconchegante, você precisa investir nas cores. Afinal, elas influenciam o nosso humor. 

A cromoterapia, ou seja, o uso de cores para complementar o tratamento de distúrbios físicos e mentais, é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde a década de 1970.

A técnica estimula o sistema nervoso. Quando uma cor é captada pelos olhos, esse sinal é levado ao cérebro. Então, transformações bioquímicas resultam em sensações psíquicas e somáticas. 

Por exemplo: tons neutros e suaves acalmam. Cores quentes são estimulantes. Não é à toa que lanchonetes gostam tanto de vermelho e laranja – os clientes, afinal, precisam ter fome!

Assim, as cores da casa também podem alterar nosso comportamento, provocar insônia ou até contribuir para ampliar o número de horas de sono. 

Cores relaxantes para a casa:

Azul

O azul é o campeão quando o assunto é cor para criar um ambiente relaxante. O tom está associado à paz, serenidade e frescor. É uma das cores preferidas na decoração e pode ser usada em diversos ambientes. Prefira sempre tons suaves.

Verde

Associada à calma, ao equilíbrio e à estabilidade, o verde também está entre as cores mais escolhidas para criar ambientes relaxantes. Aqui, a regra é a mesma: opte sempre por tons suaves. Na decoração, também pode ser usado em todos os espaços, do banheiro até a cozinha.

Roxo

Muitos ambientes de yoga usam o roxo, porque ele traz estabilidade e equilíbrio da consciência. Por meio do relaxamento, a pessoa se sente mais disposta para encarar novos desafios. 

Outros fatores que ajudam a relaxar:

Luz e brisa

Para ter um ambiente que desperte a vontade de relaxar, é preciso ter atenção à luz natural e à ventilação. Assim, mantenha as janelas desobstruídas e use cortinas leves. Dessa maneira, você pode aproveitar tanto a luminosidade quanto a brisa.  

Organização

Uma casa bagunçada também interfere no nosso humor. Portanto, fique em dia com a limpeza e organize objetos e móveis de maneira funcional. Afinal, quem consegue relaxar em meio a tantos estímulos? 

Natureza

A natureza sempre pode dar uma forcinha para a gente recarregar as energias. Assim, aposte em plantas na decoração. Elas também influenciam o nosso humor e deixam a casa muito mais bonita, por dentro e por fora.  

Link copiado