Metodologia ágil: mais resultado em menos tempo

Trabalho em equipe e ciclos curtos de desenvolvimento geram eficiência

Redação FamiliarIdades
Metodologia ágil propõe o envolvimento de colaboradores de diferentes times em ciclos mais curtos. Foto: Getty Images.
Metodologia ágil propõe o envolvimento de colaboradores de diferentes times em ciclos mais curtos. Foto: Getty Images.

A ideia da metodologia ágil surgiu no mundo da Tecnologia da Informação para tornar mais eficientes processos que eram feitos em diversas etapas. Hoje, boa parte das empresas aposta nessa abordagem para otimizar o ciclo de produção, atender bem às necessidades dos clientes e gerar resultados melhores. 

Essa nova lógica para desenvolvimento e melhoria de produtos e processos tem dois focos: o cliente e a gestão da equipe. Colaboradores com autonomia para resolver problemas e apresentar soluções são mais eficientes para entender e oferecer o que o usuário deseja. 

Além do mais, adaptações e entregas contínuas desburocratizadas tendem a trazer mais vantagens a qualquer negócio. Por isso, o método propõe o envolvimento de colaboradores de diferentes times em ciclos mais curtos. O objetivo é oferecer uma solução para um problema o mais rápido possível. 

Segundo o estudo “Agilidade na América Latina”, feito pela consultoria Everis em parceria com a MIT Tech Review, a implementação da metodologia ágil aumentou 30% nas empresas de países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru desde 2017. 

Conheça alguns métodos ágeis e recursos adotados por grandes empresas:

Scrum

Uma estrutura ágil popular nas empresas que divide o trabalho em ciclos curtos e repetitivos. Cada ciclo geralmente dura de duas a quatro semanas e resulta em um incremento de software funcional.

Kanban

O Kanban aposta no visual para organizar a equipe e ter resultados. Utiliza um quadro para visualizar o fluxo e organizar as etapas de produção. O objetivo é  maximizar a eficiência e a entrega contínua.

Extreme Programming (XP)

O XP é um método que aposta na melhoria contínua do processo de desenvolvimento, com ênfase na qualidade, retornos rápidos, trabalho em equipe e comunicação eficaz.

Lean Software Development

O Lean Software Development minimiza o desperdício para ampliar o valor entregue ao cliente e melhorar o processo de desenvolvimento.

Crystal

Adaptável às necessidades específicas de cada projeto, com diferentes variações para funcionar em diversas empresas. Ou seja, pode ser implementada por grandes equipes ou por grupos menores. 

Dynamic Systems Development Method (DSDM)

Prioriza a entrega rápida com o apoio de softwares de alta qualidade. O foco é na necessidade do cliente e no alinhamento com os objetivos de negócio.

Feature-Driven Development (FDD)

FDD é uma metodologia ágil para entregar funcionalidades específicas de forma interativa e incremental, com a colaboração entre equipes.

Link copiado