Confira as dicas para acertar na escolha do sofá

Conforto e durabilidade devem ser considerados antes da compra

Redação FamiliarIdades
Um sofá mais espaçoso vai garantir o conforto da família. Foto: Getty Images.
Um sofá mais espaçoso vai garantir o conforto da família. Foto: Getty Images.

O sofá é a peça central de todas as salas e onde a família costuma se reunir. Então, escolher o melhor modelo depende de diversos fatores. Por exemplo: tamanho do ambiente, material e durabilidade, além das questões estéticas.

A primeira dica antes de comprar esse móvel é entender o tamanho disponível. Assim, medir com precisão vai evitar erros. Se você optar por um modelo reclinável e retrátil, também é bom considerar a medida de abertura da peça. 

Da mesma forma, fique atento ao modelo. Um sofá mais espaçoso vai garantir o conforto da família. Um sofá-cama, por sua vez, pode ser utilizado por hóspedes. Se o espaço não for um problema na sua casa, os de canto são boas opções.

O sofá deve ser sempre proporcional ao tamanho do ambiente. Um sofá grande em uma sala pequena pode fazer com que o espaço fique apertado, enquanto um sofá pequeno em uma sala grande pode parecer perdido.

Veja o que levar em conta na hora de escolher um sofá:

Estilo

Existem diversos modelos no mercado, com funcionalidades específicas e até automatizados. Escolha um que combine com a sua decoração e suas necessidades em casa. 

Cores

Também fique atento à escolha da cor. Afinal, tons neutros podem contribuir para que o sofá combine com diversos estilos. Você também pode transformar o sofá em protagonista da sala com cores mais fortes. 

Conforto

Nada melhor do que testar pessoalmente o sofá. Então, avaliar o conforto, a densidade da espuma e o suporte das molas são fatores importantes. 

Tecidos

Os sofás podem ser feitos com diversos tecidos como Linho, Chenille, Veludo ou Suede, por exemplo. Se você tiver crianças em casa, opte pelos mais duráveis. Algodão e linho são mais confortáveis, mas podem manchar mais facilmente. Sintéticos tendem a ser mais resistentes a desgastes. 

Já os naturais como algodão e linho são confortáveis e respiráveis, mas podem manchar facilmente. Os sintéticos, como poliéster e microfibra, são mais resistentes a manchas e desgaste.

Garantia

Por último, confirme se a loja oferece garantia na espuma e na estrutura. Isso já é uma demonstração de que o produto tem qualidade.

Link copiado