Cuidados que você deve ter ao comprar um imóvel

Fique atento aos detalhes na hora de negociar uma casa ou um apartamento

Redação FamiliarIdades
Leve em consideração a localização ao comprar um imóvel. Foto: Getty Images.
Leve em consideração a localização ao comprar um imóvel. Foto: Getty Images.

Comprar um imóvel é um passo significativo na vida de qualquer pessoa. Por isso, requer atenção. Além do mais, exige que se tenha considerações minuciosas. Dessa forma, você garantirá que a aquisição seja bem-sucedida e atenda às suas necessidades. Veja alguns cuidados essenciais que você deve ter ao adquirir uma propriedade:

  • Defina suas necessidades e orçamento. Antes de começar a procurar um imóvel, defina objetivos. Assim, considere o tamanho da propriedade, localização, tipo de imóvel (casa, apartamento, terreno), bem como o orçamento disponível.
  • Pesquise o mercado. Busque informações sobre os preços médios na região desejada. Dessa maneira, você poderá avaliar se o valor do imóvel em questão está adequado.
  • Verifique a documentação. Certifique-se de que o imóvel esteja livre de pendências legais. Por exemplo: dívidas, hipotecas ou questões judiciais. Além disso, examine escritura, matrícula e certidões negativas.
  • Faça uma inspeção detalhada. Dessa maneira, você pode identificar quaisquer problemas estruturais, elétricos, hidráulicos ou de manutenção. Considere a contratação de um inspetor profissional.

Além disso, ao comprar um imóvel…

  • Leve em consideração a localização. Avalie como são os acessos a serviços essenciais: transporte público, escolas, hospitais, supermercados, assim como áreas de lazer. Proximidade de seu local de trabalho também é importante.
  • Dê atenção à segurança. Pesquise informações sobre índices de criminalidade e converse com futuros vizinhos, se possível.
  • Pense em longo prazo. Avalie se o imóvel atenderá às suas necessidades à medida que sua vida evolui. Por exemplo: mudanças na família, carreira ou estilo de vida.
  • Tenha uma reserva de emergência. Isso é importante para custos adicionais, como impostos, taxas legais, custos de mudança e possíveis reparos inesperados.
  • Consulte uma assessoria jurídica. Antes de assinar um contrato, revise-o cuidadosamente e, se necessário, consulte um advogado para garantir que seus interesses estejam protegidos.

Um planejamento cuidadoso e a consulta com profissionais, quando necessário, são passos essenciais para garantir que a compra seja satisfatória e sem surpresas desagradáveis.

Link copiado