A emissão do primeiro passaporte brasileiro é um processo simples, mas que pode causar dúvidas em algumas pessoas, principalmente em quem não tem experiência com viagens internacionais. Por isso, elaboramos um passo a passo. Confira:
1. Preencha o formulário
O primeiro passo para emitir o passaporte é preencher um formulário montado pela Polícia Federal no site da instituição com informações pessoais.
Então, preencha com cuidado, pois a omissão de informações ou declaração de dados falsos pode gerar atraso ou até impossibilitar a emissão do documento. A etapa é rápida e deve levar cerca de dez minutos.
2. Pague a taxa do passaporte
Após preencher o formulário, será necessário pagar uma taxa, gerada automaticamente após a conclusão da etapa anterior. O pagamento pode ser feito pelo PagTesouro — pix ou cartão de crédito — ou pelo tradicional boleto, via código de barras.
Se necessário, é possível gerar uma nova taxa. Mas você precisará informar o número do protocolo enviado ao e-mail cadastrado. O valor pode variar dependendo das circunstâncias. Contudo, a taxa comum custa R$ 257,25.
3. Agende o atendimento
O terceiro passo é agendar o atendimento presencial em um posto da Polícia Federal da sua cidade, onde você deve entregar a documentação necessária em vias originais (veja aqui a lista geral). Dessa forma, o passaporte será entregue, no fim do processo, neste mesmo local.
Então o atendente fará a conferência das informações cadastradas, coletará dados biométricos e informará o prazo de entrega. Em geral, entre seis e dez dias úteis.
4. Busque o passaporte
É possível consultar o andamento da solicitação no site da Polícia Federal. Então, uma vez pronto, você irá até a unidade escolhida com o documento de identificação pessoal.
A entrega do passaporte é realizada por ordem de chegada e situações de prioridade. Sendo possível, evite horário do almoço e final da tarde, horários em que a demanda está maior.