
É possível desenvolver hábitos que aumentam a felicidade. Isso inclui desacelerar, reduzir o estresse, praticar atividades físicas, assim como socializar. Embora seja uma missão difícil na correria do dia a dia, é possível para quem quer conquistar mais bem-estar e qualidade de vida.
“A felicidade é um hábito”, disse Talia Soen, CEO da plataforma Happy Things, em reportagem publicada pelo Estadão. A adoção de práticas diárias pode aumentar o bem-estar. Segundo ela, a felicidade pode ser ensinada e é acessível a todos.
“Muitas pessoas veem a felicidade como algo inatingível ou difícil de compreender. Queremos desmistificá-la e torná-la algo realmente ensinável e acessível, afirmou Talia.
Um dos primeiros passos é cultivar uma mentalidade positiva. A pesquisadora Sonja Lyubomirsky, autora do livro “The How of Happiness” (Como alcançar a felicidade, em tradução livre), define felicidade como experiência de contentamento e bem-estar positivo.
Assim, pequenos gestos, como manter um diário de gratidão ou praticar meditação, ajudam a treinar o cérebro. Dessa fortma, ele vai focar no positivo e reduzir os níveis de estresse.
Diminuir o estresse para ser mais feliz
Reduzir o estresse é outro fator essencial. Estudos mostram que passar tempo na natureza ou ouvir sons naturais pode ajudar. A professora de Psicologia da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, Laurie Santos destaca que ter tempo livre também é fundamental. Pesquisas indicam que entre duas e cinco horas diárias de lazer são ideais para o bem-estar.
Mexer o copo para se sentir melhor
A prática de exercícios físicos também está diretamente ligada à felicidade. Estudos comparam 30 minutos diários de atividade aeróbica aos efeitos de antidepressivos, sugerindo que o movimento melhora o humor e a função cerebral.
Viver em paz consigo e com os outros
Por fim, a socialização é um dos fatores mais importantes – seja com amigos ou familiares. Afinal, ter relações de apoio melhora a qualidade de vida e combate a solidão, que já foi comparada a riscos à saúde semelhantes ao tabagismo.