Como preservar a segurança do seu CPF para evitar golpes?

Alguns cuidados evitam fraudes com o seu nome; veja como se proteger

Redação FamiliarIdades
Monitore o seu CPF na Receita Federal regularmente. Foto: Getty Images.
Monitore o seu CPF na Receita Federal regularmente. Foto: Getty Images.

Os golpes estão cada vez mais comuns, principalmente relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Por isso, é importante ficar atento para evitar atividades não autorizadas em seu nome. 

Os golpistas usam os dados para cometer fraudes de vários tipos, como emitir cartões de crédito, contratar serviços e muito mais. Além disso, os criminosos ainda podem se passar pela vítima para aplicar armadilhas em terceiros. 

Veja como se proteger de golpes com o seu CPF:

  • Não forneça o seu CPF em sites e em aplicativos suspeitos. Portanto, se desconfiar que tem algo errado, não dê o número. 
  • Fique sempre de olho em seus documentos pessoais. Não deixe ao alcance de pessoas estranhas.  
  • Desconfie de promoções com preço muito abaixo do mercado, avisos de débitos e até notícias com títulos bombásticos. 
  • Preste atenção a mensagens, emails e ligações que peçam o seu CPF. Podem ser criminosos se passando por alguma empresa para conseguir o documento ilegalmente.  
  • Monitore o seu CPF na Receita Federal regularmente. Dessa forma é possível descobrir se algo foi feito em seu nome. 
  • Se precisar passar o número em algum estabelecimento para a nota fiscal, prefira sempre digitar e fique atento se as informações foram colocadas diretamente no sistema e não anotadas.
  • Cuidado com o que publica nas redes sociais. Os criminosos estão de olho naquilo que você compartilha. Assim, nunca compartilhe dados pessoais e leia sempre os termos e políticas do site. 

Vazamento de dados

O vazamento de dados pode acontecer por falhas na segurança de empresas e órgãos públicos que se tornam vulneráveis a ataques cibernéticos, comprometendo o sigilo dos dados. Isso pode acontecer mesmo tomando todos os cuidados com a segurança dos documentos.

Fui vítima de um golpe, e agora? 

Se você for vítima de um golpe, é importante registrar um boletim de ocorrência na delegacia. Dessa forma, vai ajudar na investigação e na possível identificação dos responsáveis. Da mesma maneira, é importante também pedir a exclusão do seu CPF dos cadastros irregulares na Receita Federal. 

Link copiado