Algumas pessoas que desejam abrir o tão sonhado negócio próprio podem se atrapalhar com a série de passos exigidos para a formalização de uma empresa. No entanto, um planejamento cuidadoso permite seguir todas essas etapas importantes com mais facilidade. Veja a seguir com abrir empresa:
Planejamento do empreendimento
A primeira coisa a ser feita é elaborar um plano de negócios detalhado. Ele funciona como um roteiro para consolidar a empresa.
- Saiba qual é o tipo de negócio que pretende abrir;
- Certifique-se de possuir o perfil certo para o negócio escolhido;
- Procure informações sobre o mercado, as finanças e o marketing, bem como sua localização;
- Organize as informações encontradas;
- Entenda como e onde buscar crédito para o empreendimento;
- Saiba como registrar o negócio.
Como registrar a empresa
Siga cuidadosamente os seguintes passos para formalizar sua empresa:
- Escolha a natureza jurídica da empresa. Existem vários tipos. Por exemplo: microempresa, empresa individual, sociedade limitada, entre outras mais, cada uma com suas especificidades e requisitos legais.
- Escolha um nome para a empresa.
- Escolha o regime tributário. Ele pode ser Simples Nacional, Lucro presumido ou Lucro real. A escolha depende do tamanho e da expectativa de faturamento da empresa.
- Elabore o contrato social. Com ele, você estabelece as regras de funcionamento da empresa, os direitos e deveres dos sócios. Além do mais, determina a quota de cada um. Da mesma forma, é possível adicionar outras informações importantes.
- Registre a empresa na junta comercial. É preciso levar o contrato social e outros documentos. Saiba que cada Estado do Brasil tem sua legislação própria para a legalização de empresas. Portanto, informe-se sobre os procedimentos necessários.
- Obtenha o CNPJ junto à Receita Federal.
- Obtenha o alvará de funcionamento na prefeitura de sua cidade. Licenças e inscrições estaduais ou municipais adicionais são exigidas em alguns tipos de atividades de empresas. A depender do empreendimento, inspeções e aprovações de órgãos públicos também são necessários.
- Procure um contador, caso necessite contar com uma orientação contábil e tributária para a manutenção da regularidade fiscal da empresa.
O portal do Sebrae fornece um guia completo para a legalização de uma empresa.