Nas alturas: veja como se tornar um comissário de bordo

Ele é responsável por zelar pela segurança e pelo conforto dos passageiros

Redação FamiliarIdades
Embora algumas responsabilidades do comissário de bordo possam passar despercebidas pelos passageiros, esse profissional realiza muitas funções. Foto: Getty Images.
Embora algumas responsabilidades do comissário de bordo possam passar despercebidas pelos passageiros, esse profissional realiza muitas funções. Foto: Getty Images.

O comissário de bordo é um profissional que faz parte da tripulação de um avião comercial. Sua função é zelar pela segurança e conforto dos passageiros durante os voos. Ele está presente desde o embarque até o desembarque, de forma a atender qualquer necessidade dos viajantes e garantir uma viagem tranquila e agradável.

Responsabilidades do comissário de bordo

Embora algumas responsabilidades do comissário de bordo possam passar despercebidas pelos passageiros, esse profissional realiza muitas funções. Por exemplo: demonstrar recursos de segurança, distribuir alimentos e bebidas, gerenciar conflitos, oferecer assistência personalizada e primeiros-socorros em emergências, além de coordenar a evacuação da nave caso seja necessário.

Mas suas responsabilidades não param por aí. A cada voo, o comissário de bordo também:

  • Participa de briefings (manual) de pré-voo com os pilotos de forma a obter informações da viagem
  • Inspeciona os equipamentos de emergência
  • Garante a limpeza e o abastecimento  de alimentos e bebidas na cabine do avião
  • Monitora o avião em busca de comportamento suspeito
  • Relata problemas médicos ou de segurança ocorridos em um voo
  • Revisa as políticas da empresa e diretrizes de saúde para passageiros

Requisitos para se tornar um comissário de voo

Segundo a Agência Nacional de Aviação (ANAC), os candidatos precisam apresentar os seguintes requisitos: 

  • Gerais. Ter completado 18 (dezoito) anos, ter concluído o ensino médio ou equivalente, e ser capaz de ler, escrever, falar e compreender a língua portuguesa. Para trabalhar em voos internacionais, o comissário de bordo precisa, no mínimo, ser bilíngue.
  • Aptidão psicofísica. Ser titular de Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido e de segunda classe, emitido pela ANAC após exame de saúde  pericial.
  • Conhecimentos teóricos e treinamento. Ter realizado o treinamento inicial, conforme programa de treinamento aprovado pela ANAC.
  • Experiência para operação em rota. Realizar um mínimo de 5 horas de voo com desempenho das funções de comissário de bordo, sob supervisão de um instrutor de comissários de voo.
  • Competência. Ser aprovado em um exame prático, demonstrando uma combinação de conhecimento, habilidades e atitudes de acordo com os níveis de desempenho estabelecidos para executar as tarefas no padrão de segurança requerido pelo programa de treinamento aprovado pela ANAC.

O trabalho de um comissário de bordo é desafiador, pois exige habilidades de comunicação com as pessoas, vigor, liderança, atenção aos detalhes e eficiência. A função também exige a capacidade de se adaptar a horários não convencionais, bem como às mudanças de fuso horário. 

Além de passar vários dias longe de casa, o comissário de bordo trabalha sob muita pressão. Afinal, ficam longos períodos de pé, enfrentam frequentes turbulências no ar e possíveis situações emergenciais. No entanto, poder viajar para locais diferentes faz tudo isso valer a pena.

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