Sem pânico: veja o que fazer em casos de cobrança indevida

Consumidores lesados devem solicitar reembolso; confira alguns caminhos

Redação FamiliarIdades
O mais importante é consultar seu extrato bancário com frequência e ter o controle das contas pagas no mês para evitar fraudes, golpes ou cobrança indevida. Foto: Getty Images.
O mais importante é consultar seu extrato bancário com frequência e ter o controle das contas pagas no mês para evitar fraudes, golpes ou cobrança indevida. Foto: Getty Images.

Uma cobrança indevida é mais comum do que se imagina. Afinal, com sistemas cada vez mais automatizados, os consumidores estão sujeitos a erros durante o processo de faturamento. Além disso, há falhas humanas, assim como golpes. 

Valores

É importante ficar atento sempre aos valores pagos ou debitados em conta, sejam eles nas faturas mensais como luz e água e, até mesmo, nos serviços de assinaturas. É comum que se cancele um serviço e a conta, por exemplo, continue sendo cobrada.

Internet

No universo online a dica é se manter sempre atento para não cair em golpes durante as compras. Verifique se o site é confiável e garanta seus direitos. Se você comprou algo que não foi entregue ou o produto veio com defeito, a lei prevê a devolução do mesmo valor da compra ou a troca.

Duplicidade

Por erros em sistemas, algumas contas podem ser cobradas duas vezes. Cabe à empresa corrigir a falha após a reclamação do consumidor.

Direitos

Tudo o que você paga deve ficar registrado. Se algum erro foi identificado, separe os comprovantes e entre em contato com a empresa. Dê preferência para reclamações por escrito em e-mails, por exemplo, isso vai facilitar a comprovação do contato. 

Proteção ao consumidor

Se o diálogo com a empresa não for suficiente, o consumidor deve entrar em contato com o Serviço de Proteção ao Consumidor e pode, até mesmo, acionar a Justiça para fazer valer os direitos. 

Fique de olho

O mais importante é consultar seu extrato bancário com frequência e ter o controle das contas pagas no mês para evitar fraudes, golpes ou erros de cobrança. Isso vai  contribuir para reduzir prejuízos.

Link copiado