CEO: quais as atribuições de um Chief Executive Officer?

Executivo ocupa o patamar mais alto da hierarquia operacional de uma empresa

Redação FamiliarIdades
Em algumas empresas, especialmente nos EUA, o presidente pode ser também o CEO. Foto: Hetty Images.
Em algumas empresas, especialmente nos EUA, o presidente pode ser também o CEO. Foto: Hetty Images.

É frequente ouvirmos nos meios de comunicação o termo CEO (Chief Executive Officer) para caracterizar a função de algum profissional ligado à área empresarial. Para quem está fora desse universo, a sigla soa como um enigma. Afinal, quais as atribuições dessa pessoa em uma empresa?

O CEO é um executivo que ocupa o patamar mais alto da hierarquia operacional de uma empresa. A sigla se tornou popular no Brasil por influência das multinacionais. Seu papel é de extrema importância, envolvendo a liderança estratégica, assim como a direção da companhia em que atua. 

Afinal, a responsabilidade de um CEO é máxima. Pois ele deve assegurar que os objetivos sejam obtidos, bem como os resultados, maximizados mediante os interesses dos sócios. Para isso, ele desenvolve mecanismos para alinhar todas as áreas da organização com foco em garantir o sucesso do negócio em longo prazo.

Da mesma forma, ele é também o principal porta-voz da empresa para o mercado. Assim, representa a companhia e a visão dela para os clientes, os investidores e o público em geral.

O CEO é um presidente da empresa?

O CEO possui um foco diferente do de um presidente. Enquanto o presidente é responsável pela gestão operacional e tática diária do empreendimento, o CEO atua no planejamento e estratégia de médio e longo prazo. 

Ele é o responsável por definir a missão e o propósito da companhia, garantindo que estes sejam refletidos em todas as decisões. Por definir a missão, é comum ele estar envolvido com a inovação.

Em algumas empresas, especialmente nos EUA, o presidente pode ser também o CEO. Nesse caso, ele exerce tanto a função estratégica quanto a de execução. A separação entre os dois cargos é mais comum em grandes empresas que possuem estruturas de governança complexas.

Quer entender outras siglas do mundo corporativo? Clique aqui

Link copiado