Celular velho na gaveta? Veja como descartar

Pontos de coleta específicos recebem o equipamento para evitar contaminação

Redação FamiliarIdades
Tem um celular velho guardado? Você pode levar o aparelho a um ponto de coleta. Foto: Getty Images.
Tem um celular velho guardado? Você pode levar o aparelho a um ponto de coleta. Foto: Getty Images.

Tem um celular velho na gaveta e não sabe o que fazer com ele? Antes de tomar qualquer atitude, é importante pensar no impacto que um descarte incorreto fará ao meio ambiente.

O Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo. O descarte irregular cresceu 49% na última década na América Latina. Segundo dados do Fórum Internacional de Resíduos de Equipamentos Eletrônicos, 5 bilhões de celulares foram descartados em 2022. Outros 16 bilhões estão espalhados. Um terço já chegou ao fim da vida útil. 

Ao mesmo tempo, uma pesquisa da gestora de logística reversa Green Eletron revelou que pelo 72% dos brasileiros dizem ter celulares e smartphones guardados em casa. Apenas 13% da população brasileira não guarda nenhum eletroeletrônico sem utilidade.

Por que é importante descartar corretamente?

Seu celular antigo está na gaveta? Então chegou a hora de repensar. Se os equipamentos não são reciclados, a indústria vai precisar de mais matéria-prima para a produção. 

Consequentemente, teremos mais emissão de gases do efeito estufa. O descarte incorreto também é um enorme perigo para o meio ambiente. Contamina o solo, os lençóis d’água e os alimentos.

Equipamentos eletrônicos como os celulares possuem componentes químicos e metais pesados. É por isso também que os equipamentos devem ser entregues em pontos específicos de coleta.

“Quando o lixo eletrônico é descartado de qualquer maneira, por exemplo, ao se misturar com comida, isso contamina. Ele acaba sendo perdido”, disse a professora Tereza Carvalho, da Escola Politécnica da USP e coordenadora do Centro de Descarte e Reúso de Informática (Cedir), em entrevista à Rádio USP.

Pontos de coleta e programas de troca

Praticamente todos os componentes utilizados na fabricação de um celular podem retornar para a cadeia de produção. Por isso, boa parte das empresas mantém pontos de coleta em suas lojas, além dos programas de reciclagem. 

Há também programas de troca. Se o seu celular ainda estiver funcionando, ele pode valer bônus na troca por um modelo mais novo. Então, leve com você o equipamento antigo quando for comprar um novo para que possa ser avaliado. 

Link copiado