
O celular carrega todas as nossas informações. Afinal, é o local onde armazenamos dados pessoais, de trabalho, bancários, entre outros. Por isso, é importante manter o equipamento sempre seguro. Então, se você teve o celular clonado, siga algumas etapas para evitar dores de cabeça e preservar suas informações.
O primeiro passo é identificar se alguém teve acesso ao seu equipamento. Isso pode ser feito avaliando se existem novos aplicativos instalados, se o aparelho liga e desliga com frequência ou se você tem recebido mensagens para realizar etapas de verificação de segurança.
Outro forte indício é o aumento no consumo de dados. Da mesma forma, fique também se começar a receber mensagens de alerta de redes sociais ou instituições bancárias sobre tentativas de login.
Celular clonado: o que fazer?
Caso isso esteja acontecendo com o seu equipamento, entre em contato imediatamente com a operadora e bloqueie o cartão SIM temporariamente. Além do mais, troque todas as suas senhas. Faça isso com todas as redes sociais, instituições bancárias e com o número de acesso ao aparelho.
Todas as redes sociais possuem um sistema de verificação em duas etapas. Isso significa uma camada extra de proteção. Então, ative preventivamente todas as verificações para evitar a ação dos golpistas.
Também registre um Boletim de Ocorrência na polícia. Isso será importante caso você tenha algum prejuízo com a clonagem.
Prevenção
Lembre-se sempre de nunca compartilhar suas senhas ou fornecer informações pessoais a desconhecidos. Nunca clique em links de sites que você não conhece. Da mesma forma, para garantir uma camada extra de segurança, instale um antivírus e faça a varredura do seu celular com frequência.
Configure o bloqueio automático de tela e evite usar redes abertas de internet na rua. Também desabilite o bluetooth quando não estiver em uso. Evite usar senhas fáceis que misturam o seu nome com a data de nascimento, por exemplo. Isso facilita o acesso por golpistas.
Por fim, fique sempre de olho no consumo de dados. Se você notar um aumento sem justificativa, entre em contato com a operadora e faça todas as etapas de segurança.