A revolução da tecnologia chegou aos lares dos brasileiros com a internet das coisas, tornando-os mais inteligentes e eficientes do que nunca com a internet das coisas. Assim, hoje, você pode controlar dispositivos por meio de assistentes virtuais, bem como ajustar a temperatura e a iluminação com um toque.
O engenheiro de Produção José Roberto Muratori, professor do Instituto da Automação, diz que essas novidades integram a chamada casa inteligente. Uma residência com sistemas avançados de automação integrados acionados de forma simples e intuitiva.
Segundo ele, esses recursos atraem pelo que oferecem de conforto, segurança e, acima de tudo, economia. Consequentemente, “a automação residencial pode proporcionar uma experiência desejada por muitos de nós de manter o controle da nossa casa sem perder a liberdade e a mobilidade.”
“Dá para trazer soluções personalizadas para cada tipo de necessidade dos moradores, desde o controle de iluminação, climatização, sistemas de áudio e vídeo até irrigação, limpeza e outras opções”, afirma. Aplicativos no celular, assim como assistentes de voz e até mesmo simples painéis e botões espalhados pela casa podem acionar esses recursos.
Confira alguns recursos da internet das coisas:
- Assistentes de voz: permitem o controle de outros dispositivos por meio de comandos de voz.
- Termostatos inteligentes: com eles, você pode controlar a temperatura da sua casa e, dessa forma, otimizar o uso de energia.
- Lâmpadas inteligentes: podem ser controladas por meio de aplicativos ou comandos de voz, ajustando cores e intensidade da luz.
- Câmeras de segurança: oferecem vigilância em tempo real e gravação de vídeo em casa ou remotamente.
- Travas e fechaduras inteligentes: podem ser controladas remotamente, permitindo que você trave ou destrave portas por meio de um aplicativo.
- Sensores de movimento e sensores de porta/janela: enviam notificações ao detectar movimento ou abertura de portas/janelas.
- Tomadas e interruptores inteligentes: permitem controlar dispositivos elétricos e luzes remotamente, além de programar horários de ativação.
- Sistemas de áudio e vídeo: TVs, alto-falantes e receptores AV podem ser integrados em sistemas de entretenimento doméstico controlados por voz ou apps.
- Eletrodomésticos inteligentes: alguns aparelhos, como geladeiras, máquinas de lavar e fornos podem ser controlados remotamente, além de oferecer funcionalidades avançadas.
- Sistemas de irrigação inteligentes: controlam a rega do jardim com base nas condições meteorológicas locais e preferências do usuário.
- Sensores de qualidade do ar: monitoram a qualidade do ar interno e podem acionar purificadores quando necessário.
Muratori recomenda, além disso, que profissionais capacitados façam a instalação e o suporte. Da mesma forma, use produtos certificados, bem como com garantia. Entretanto, ele ressalta: “Nunca divida senhas de acesso com desconhecidos e utilize aplicativos recomendados e homologados pelos fornecedores.”