Cartão de crédito: aprenda a usá-lo a seu favor

Pague a fatura sempre em dia e no valor total para não ter de lidar com juros

Redação FamiliarIdades
O cartão de crédito é uma das formas de pagamento por meio de um empréstimo. Foto: Getty Images.
O cartão de crédito é uma das formas de pagamento por meio de um empréstimo. Foto: Getty Images.

O cartão de crédito pode ajudar bastante na hora de pagar uma compra parcelada de alto valor. Porém, usá-lo sem controle, sem contabilizar os recursos financeiros futuros, pode não valer a pena.

O que é o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento por meio de um empréstimo. Ao adquirir um cartão de crédito, a instituição financeira determina o limite do valor com base na análise da situação financeira do solicitante. Ao usá-lo, o comprador tem um prazo para pagar ao banco de até 40 dias.

Como funciona o cartão de crédito?

Com o cartão de crédito, o consumidor compra bens e serviços à vista em um estabelecimento comercial. Dessa forma, ele pode se beneficiar de preços mais baixos e promoções quando não disponibiliza de dinheiro no momento da compra.  Ele também pode efetuar compras parceladas quando o valor da mercadoria for muito alto para pagar de uma única vez. 

Muitas bandeiras de cartões de crédito oferecem benefícios. Por exemplo: acumular pontos para trocar por produtos e serviços diversos, milhas, assim como descontos. 

Segundo a Serasa, o cartão de crédito já chega com taxa de juros e limite estabelecidos pelo banco. As taxas anuais ou de juros normalmente são padrão. Mas o limite varia conforme a renda. Assim, é recomendável pagar sempre em dia a fatura do cartão e no valor total. Dessa forma, você não precisará lidar com juros elevados. 

Por sua vez, os juros são cobrados quando o boleto é pago com atraso ou em caso de parcelamento com juros. Já a taxa de anuidade, que pode ser parcelada, é justificada pelo gasto com o gerenciamento e monitoramento do cartão.

Bandido ou mocinho?

Você deve usar o cartão de crédito com responsabilidade. Então, fazer uma compra assim requer pensar com lucidez o quanto de dinheiro terá no mês seguinte, e nos meses sucessivos, caso parcele a compra. Ao cumprir todos os pagamentos no prazo certo, o cartão de crédito torna-se um aliado, um ‘mocinho’. 

Além disso, com ele, o consumidor pode fazer compras online com maior facilidade e segurança, desfrutar da acumulação de pontos para trocar por produtos ou serviços, como por exemplo as milhas aéreas. 

O melhor de tudo isso ainda é que o portador do cartão pode melhorar sua avaliação de crédito junto às instituições financeiras quando mantém seus pagamentos em dia. Sem falar no maior controle de gastos quando se usa o cartão de crédito com responsabilidade.

No entanto, ele pode virar um grande vilão se você subestimar os prazos de pagamento do boleto. Afinal, os valores das faturas em atraso vão aparecer com juros na próxima fatura. Então, acumular atrasos fará com que o valor do empréstimo entre num ciclo de juros acumulados, mês a mês, como uma bola de neve. 

“Se o cidadão não consegue pagar integralmente sua dívida no cartão, no final de 12 meses, essa dívida praticamente triplica, agravando a dificuldade de pagá-la, fazendo crescer a inadimplência”, explicou o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa exemplifica. 

Limite de saque do cartão de crédito

A maioria dos cartões de crédito possui um limite de saque de dinheiro estipulado pelo banco. Isso pode ser realizado em um caixa eletrônico. A quantia a ser sacada não pode exceder esse limite. 

O valor do dinheiro obtido é debitado na fatura do mês seguinte com juros, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e uma taxa de saque. A taxa de saque pode ter um valor fixo ou ser um percentual da operação. 

Portanto, é recomendável utilizar esse recurso somente em casos de emergência, dado que os juros são altos.

Link copiado