Veja como quitar um carro financiado e se livrar de dívidas

Antecipação do pagamento garante descontos nos juros

Redação FamiliarIdades
Bancos e financeiras podem oferecer descontos nos juros para quem deseja antecipar as parcelas do carro financiado. Foto: Getty Images.
Bancos e financeiras podem oferecer descontos nos juros para quem deseja antecipar as parcelas do carro financiado. Foto: Getty Images.

Um carro financiado é uma saída para quem quer comprar o veículo, mas não tem o dinheiro à vista. Entretanto, para isso, você precisa de organização e planejamento, principalmente em relação ao valor final da parcela. Poupar mês a mês pode ajudar na quitação antecipada e a economizar muito nos juros.

O primeiro passo para se livrar do financiamento é entender o saldo devedor. Geralmente, é possível consultar os valores no site da instituição. Se não for possível, entre em contato e solicite o extrato da dívida e verifique o valor atualizado, incluindo os juros e encargos incidentes.

Bancos e financeiras podem oferecer descontos nos juros para quem deseja antecipar as parcelas. É importante negociar diretamente com a instituição e solicitar uma simulação para saber qual será o valor do desconto na quitação.

Use reservas financeiras, bônus no trabalho, o décimo terceiro, assim como a restituição do Imposto de Renda para quitar o financiamento. Mas lembre-se de avaliar se isso não vai comprometer o orçamento mensal.

Se não for possível quitar o financiamento, uma boa estratégia é antecipar as últimas parcelas, pois elas possuem maior impacto de juros. Isso reduz o saldo devedor e os custos totais da dívida. 

As parcelas também ficam disponíveis no site da instituição e é possível verificar qual o valor dos últimos boletos já com o desconto nos juros.

Fique atento! Após o pagamento, solicite o termo de quitação ao banco e providencie a baixa junto ao Detran, garantindo que o carro esteja oficialmente livre de ônus.

Para organizar suas contas, é necessário ter planejamento e estratégia. Isso garante economia em longo prazo. Com organização financeira e por meio de uma boa negociação, dá para reduzir os custos do financiamento e obter a posse definitiva do veículo de forma mais vantajosa.

Link copiado