Dormir não significa dar um descanso para o cérebro. Para “reiniciar” a mente, é preciso reservar um espaço na agenda para se divertir, investir em hobbies, atividades de lazer e tirar férias. Além de diminuir o cansaço mental, pequenas pausas no trabalho colaboram para ampliar a produtividade e melhorar a capacidade de aprendizado.
O cérebro controla as nossas atividades cognitivas e está exposto a estímulos constantes enquanto estamos no trabalho, no celular ou no computador. E o descanso impacta diretamente na capacidade de consolidar as informações.
Descansar colabora com a memória. É o que indica um estudo feito pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Pesquisadores observaram que voluntários que fizeram pequenas pausas tiveram melhor desempenho em atividades e na memória.
O descanso cerebral desempenha um papel fundamental na gestão do estresse, bem como na prevenção de doenças ligadas à saúde mental. Por exemplo: ansiedade e depressão.
Por isso, especialistas recomendam práticas como a meditação e exercícios físicos regulares. Além disso, tirar até mesmo períodos curtos de sono durante o dia para otimizar a saúde mental a longo prazo.
Veja dicas para descansar a mente:
1. Pausa nas tecnologias
Celular, computador, notificação de e-mail e WhatsApp. Tudo ao mesmo tempo. É demais para o cérebro. Então, concentre-se nas tarefas que está realizando e, só depois de terminar, verifique sua caixa e as mensagens que chegaram. Reserve um tempo do dia para não olhar o computador ou celular.
2. Pequenos intervalos
Estudos comprovam que parar um pouquinho durante o trabalho alivia a mente, colabora com novos aprendizados e com a memória. Você pode fazer exercícios de respiração, tomar um café, levantar e buscar água. São pequenos intervalos durante o dia que vão contribuir com a sua saúde e produtividade.
3. Jornada de trabalho
Com mais pessoas trabalhando no formato híbrido ou em home office, é comum que o dia de trabalho se prolongue por longas horas. Portanto, fique atento à sua rotina e estabeleça limites para começar e terminar.
4. Desconectar para aliviar
Faça uma caminhada ou comece uma academia. Pois as atividades também proporcionam descanso para o cérebro. Muitas vezes com mais benefícios do que ver televisão, por exemplo.
5. Aprenda algo novo
Já pensou em pintar ou em fazer bordados? Os hobbies ajudam a mente a se desconectar e, com isso, descansar das atividades do trabalho no dia a dia. Aprender algo novo também é sempre bom para o cérebro.
Lembre-se que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo.