Banco Central do Brasil: o que é e o que faz?

Decisões do BCB afetam a sua vida e os seus investimentos

Redação FamiliarIdades
O Banco Central do Brasil, conhecido como Bacen ou BCB, é uma entidade de direito público, com autonomia econômica, técnica e administrativa. Foto: Getty Images.
O Banco Central do Brasil, conhecido como Bacen ou BCB, é uma entidade de direito público, com autonomia econômica, técnica e administrativa. Foto: Getty Images.

Poucas pessoas sabem exatamente a função do Banco Central na economia. Entretanto, compreender isso é essencial para fazer escolhas informadas sobre investimentos e planejamento financeiro. Afinal, mudanças nas taxas de juros, por exemplo, podem ter um impacto significativo nos retornos de investimentos em renda fixa e variável, assim como nas decisões de poupança.

O que é o Banco Central do Brasil?

O Banco Central do Brasil, conhecido como Bacen ou BCB, é uma entidade de direito público, com autonomia econômica, técnica e administrativa. Ou seja, é uma autarquia federal. Isso quer dizer que ele não está subordinado a nenhum órgão ou pasta do governo federal, embora vinculado ao Ministério da Fazenda. 

Apesar de sua autonomia, essa entidade é fiscalizada e tutelada pelo Estado do Brasil. O Estado brasileiro, por sua vez, fornece a ele recursos quando necessário, e o auxilia em seus serviços. 

Os objetivos do BCB são os de garantir a estabilidade da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, além de fomentar o bem-estar econômico da sociedade. Enfim, ele também é o responsável pela guarda dos valores do Brasil. 

Principais funções do Banco Central do Brasil

As principais funções do BCB, entre outras, são:

  • Controlar a inflação. O controle é feito por meio da Taxa SELIC definida pelo BCB. Quanto maior é a inflação, maior é a necessidade de aumentar  essa taxa para controlar gastos e, assim, manter os preços mais estáveis.
  • Exercer o papel de banqueiro do governo. É no BCB que são depositadas as reservas de moedas estrangeiras do País e onde são realizadas as transações de valores do governo federal.
  • Atuar como gestor cambial. Apesar de não determinar as taxas de câmbio entre as moedas nacionais e estrangeiras, pois possui um sistema flutuante mediante oferta e procura, o BCB pode vender ou comprar as moedas conforme a necessidade para controlar a economia nacional e preservar o valor de nossa moeda. 
  • Planejar e executar a emissão de moeda do País. O BCB é o único banco autorizado a emitir papel moeda nacional, ou seja, notas e moedas do Real.
  • Servir de ‘banco dos bancos’. Isso quer dizer que o BCB é o banco onde todos os outros bancos, públicos ou privados e também a bolsa de valores, devem manter uma conta. Assim, todas as instituições  financeiras podem ser monitoradas para garantir a solidez dessas instituições e, assim, preservar e garantir também a segurança de seus clientes.
  • Fiscalizar o sistema financeiro do País. A fiscalização das instituições financeiras garante que elas atuem dentro das normas e regras estipuladas pelo BCB.

Assim, a principal missão do Banco Central Brasileiro é assegurar o poder de compra da moeda nacional e promover um ambiente de concorrência justa entre bancos e instituições. Afinal, manter o sistema financeiro sólido e eficiente é fundamental para a estabilidade econômica do País e o bem-estar da população.

Link copiado