Passamos por longos períodos sem chuvas no Brasil. Os extremos climáticos estão cada vez mais frequentes e afetam diretamente a nossa saúde. Nos dias mais secos, pessoas com doenças respiratórias sofrem mais. A qualidade do sono também diminui. Mas o umidificador de ar pode ser um grande aliado nesses momentos.
Entretanto, o aparelho deve ser utilizado da forma correta para evitar que outras doenças possam aparecer por excesso de umidade. Veja a seguir algumas dicas:
Nível de umidade
Quando o nível de umidade é prejudicial para a nossa saúde? Quando já começa a ficar abaixo dos 40%, isso indica estado de alerta e pode ser mais prejudicial para quem tem rinite, asma ou bronquite.
“Todos esses quadros são ainda mais comuns e preocupantes para aqueles que já possuem condições respiratórias preexistentes, como asma, bronquite e enfisema”, disse o pneumologista Humberto Bogossian, do Hospital Israelita Albert Einstein, em entrevista ao Estadão.
Se o tempo seco estiver associado a temperaturas altas, poluição e partículas de queimadas, as vias aéreas ficam ainda mais suscetíveis a lesões térmicas, com feridas nem sempre fáceis de cicatrizar e que, às vezes, podem ocasionar sangramentos.
Equipamentos
Para usar corretamente o umidificador, escolha um modelo que você possa regular. Uma boa saída é ligar o equipamento no quarto de 3 a 4 horas antes de dormir.
Se quiser manter o umidificador ligado a noite toda, deixe na potência mínima ou uma porta aberta. O excesso de umidade provoca a proliferação de fungos e bactérias, e isso também não faz bem à saúde.
Higienização do aparelho
Limpe o umidificador frequentemente para evitar o acúmulo de mofo, bactérias e minerais. A recomendação é higienizar o aparelho pelo menos uma vez por semana. Da mesma forma, troque a água diariamente para evitar a proliferação de bactérias. Use água destilada ou filtrada, pois a água da torneira pode conter minerais que podem ser liberados no ar.
Se o seu umidificador usa filtros, verifique e troque-os de acordo com as recomendações do fabricante para garantir o bom funcionamento. Além disso, não adicione óleos essenciais ou substâncias químicas a menos que o aparelho seja específico para isso.
Água
Nos dias mais secos do ano, lembre-se sempre de se hidratar bem. Beber água é fundamental para evitar problemas graves de saúde.