Muitas pessoas ouvem falar em algoritmo ultimamente. Contudo, poucos sabem o que ele é.
Um algoritmo é uma sequência de comandos para executar uma tarefa ou resolver um problema de forma sistemática. Assim, é como uma receita de bolo que seguimos passo a passo e na ordem certa para obter o resultado esperado. E, toda vez que desejamos fazer o mesmo bolo, seguimos a mesma receita.
Uma infinidade de algoritmos ensinam máquinas a executar tarefas – desde as mais simples até as mais complexas. Como no exemplo dado, existem uma infinidade de receitas de bolos, umas menos trabalhosas que outras.
No mundo da computação, os algoritmos são fundamentais, pois orientam as máquinas sobre como realizar tarefas complexas.
Portanto, eles estão presentes em aplicativos para smartphones, em sites da internet e até mesmo nas redes sociais. Nelas, os algoritmos podem realizar tarefas de busca de informações sobre o usuário e, assim, determinar o que é mais relevante para ele em um feed de notícias ou em uma plataforma de produtos de consumo, por exemplo.
Os algoritmos são aplicados em várias áreas, como navegação por GPS para determinar uma rota mais curta, no setor bancário para manter a segurança e evitar fraudes, em pesquisas para filtrar informações relevantes, entre outras. Dessa forma, são os invisíveis maestros da orquestra digital que é o nosso mundo conectado.
A eficiência de um algoritmo é medida por dois fatores principais: tempo (quantidade de operações ou passos necessários) e espaço (quantidade de memória necessária). Um bom algoritmo deve ser eficiente, usando o menor número possível de passos para realizar a tarefa.
Fonte: DataCamp