O cuidado com as finanças pessoais traz estabilidade e tranquilidade. Nem todos, porém, sabem como gerir o dinheiro. Por isso, conhecer e utilizar recursos simples e eficazes potencializa sentimentos de satisfação e confiança tanto na prosperidade quanto em épocas de crise.
Para guiar você nessa empreitada em retomar o controle da vida financeira, especialistas indicaram à revista on-line Harvard Business Review cinco posturas inteligentes em relação ao dinheiro.
Como lidar com as finanças:
1. Abandone crenças limitantes sobre dinheiro
Tenha certeza de que você merece o dinheiro. Esse estado de espírito traz confiança e uma visão ampla das oportunidades. A escritora de finanças Anne-Lyse Wealth, em seu artigo Como construir riqueza quando você não vem de uma família rica, argumenta que 80% dos milionários dos Estados Unidos não herdaram, mas sim construíram suas riquezas.
“Isso significa acreditar que a riqueza é acessível a você, e acreditar que você é digno de riqueza, apesar dos sistemas projetados para mantê-la longe de você. Sem esse impulso mental, as outras estratégias são discutíveis”, afirma Wealth.
2. Assuma a gestão do seu dinheiro
Todos passam, uma vez ou mais na vida, por situações inesperadas que requerem altos gastos não programados. Nesses casos, o importante é não se desesperar e, sim, manter um espírito positivo. Este é o conselho de Alex Hemmer no artigo Como sobrevivi a uma emergência financeira inesperada.
Desabafar com alguém de confiança, mesmo que ele não possa ajudá-lo financeiramente, alivia a tensão e predispõe você a pensar melhor uma boa solução para resolver o problema. Assim você fica apto a organizar seus recursos para elaborar um plano de pagamento, mesmo que isso inclua um empréstimo. Saiba que possuir uma dívida não subestima sua capacidade de gerenciar seu dinheiro, desde que ele seja bem gerido.
3. Sempre defina um cronograma para suas metas financeiras
É imprescindível fazer um cronograma realista para alcançar seus objetivos. Então, utilize as horas vagas para elaborá-lo. Segundo a especialista financeira Bobbi Rebell, em Voltando para casa? Use esse tempo para assumir o controle de suas finanças, “quanto mais específico você for sobre o que está tentando realizar, mais fácil será cumprir suas metas”.
O cronograma bem elaborado aponta diretrizes a tomar. Caso você constate que precisa de mais recursos financeiros para alcançar seu objetivo, considere, por exemplo, voltar para casa de seus pais ou obter uma renda extra.
4. Mantenha um fundo de emergência
Tenha em mente que situações adversas acontecem o tempo todo. Portanto, reserve uma parcela do seu rendimento para gastos inesperados. Planeje sua reserva ao considerar algumas perspectivas indesejáveis. Por exemplo: problema mecânico no carro, ida urgente a um dentista, vazamento inesperado no encanamento de casa, entre muitos outros.
5. Crie um portfólio diversificado de investimentos
Aplique seu dinheiro em diferentes opções de investimento. Por exemplo: ações, capital privado, títulos, metais preciosos, imóveis, entre outros. Dessa maneira, segundo o especialista financeiro Matthew Blume no artigo Fazendo investimentos inteligentes: um guia para iniciantes, poderá ter alguma sobra.
“Se você tomar decisões inteligentes e investir nos lugares certos, poderá reduzir o fator de risco, aumentar o fator de recompensa e gerar retornos significativos”, diz ele. Portanto, não se vincule a apenas uma única opção de investimento.
Além disso…
É crucial identificar e categorizar seus gastos para entender para onde seu dinheiro está indo. Da mesma forma, controlar gastos impulsivos pode prevenir decisões financeiras precipitadas que afetam negativamente a saúde financeira a longo prazo. Ao gerenciar suas finanças, você fica longe do estresse e propicia estabilidade financeira e prosperidade.