Quando se trata de fogo, todo cuidado é necessário, especialmente para preservar a integridade das crianças. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), 14 mil crianças e adolescentes foram internadas nos últimos dois anos devido a queimaduras graves. Muitas vezes, o perigo está dentro de casa, em atividades cotidianas.
Clóvis Constantino, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, disse em entrevista ao Estadão que “em crianças pequenas, as queimaduras acontecem, na maioria dos casos, como consequência de ações de descuido do responsável. Como ao aquecer demais a água do banho ou ao manusear alimentos quentes com o bebê no colo.”
Os números também alertam para o aumento expressivo de queimaduras em crianças nos meses de inverno, especialmente pelos banhos muito quentes e atividades que envolvem fogo, como bombinhas e fogos de artifício.
O que fazer para evitar queimaduras?
- Mantenha as crianças longe do fogão e do forno quando estiverem acesos;
- Deixe sempre as panelas com as alças viradas para dentro de modo que não haja risco de derramar o conteúdo quente;
- Para dar banho em bebês, coloque a água fria e depois equilibre a temperatura com a água quente. Misture com a mão e sinta se está confortável para a criança;
- Evite sobrecarga elétrica ligando vários equipamentos ao mesmo tempo;
- Troque fiações antigas e fios desencapados;
- Nunca deixe crianças manusearem fogos de artifício ou similares.
O que fazer em caso de queimadura?
Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, em caso de acidente, o primeiro cuidado é extinguir a fonte de calor. Em seguida, deve-se lavar o local atingido com água corrente em temperatura ambiente até que a região seja resfriada. Isso pode levar alguns minutos.
Depois, cobrir delicadamente a região com um pano limpo para evitar infecções, e buscar atendimento de saúde. Não se deve em hipótese alguma colocar substâncias na área atingida, como manteiga, clara de ovo ou borra de café – popularmente associadas, erroneamente, a uma melhora do quadro. Isso pode transformar uma queimadura superficial em uma lesão profunda.
Caso não haja posto de saúde ou hospitais nas proximidades, pode-se acionar os serviços de socorro. Os contatos para ligação gratuita são: Samu, 192, e Bombeiros, 193.