
O tomate está presente na alimentação do dia a dia, seja em salada ou molhos. Ele também é um poderoso aliado da saúde devido aos seus nutrientes, especialmente o licopeno, alvo de diversos estudos ao longo dos anos. Agora, uma nova pesquisa mostra que o consumo regular dessa substância combate certos tipos de câncer.
O estudo, publicado no periódico especializado Frontiers in Nutrition, concluiu que o consumo corriqueiro de licopeno, por meio do tomate e de seus derivados, está relacionado com a diminuição do risco de tumores de mama e de próstata. Outras pesquisas associaram a substância à redução de danos no DNA das células.
Diferente de outros frutos que possuem a mesma substância, o tomate, quando cozido para molhos, por exemplo, libera o licopeno, que é mais facilmente absorvido pelo organismo. Por sua vez, o azeite de oliva, frequentemente usado nesses molhos, amplia a absorção.
Os benefícios vão além. “O tomate oferece diversos nutrientes e compostos protetores”, diz o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital Israelita Albert Einstein, em reportagem da Agência Einstein, publicada pelo Estadão. O fruto possui vitamina C, ácido fólico e potássio, que também contribuem com a saúde.
Além dos benefícios para combater certos tipos de câncer, cientistas ressaltam os efeitos benéficos para a saúde cardiovascular. Suas propriedades antioxidantes ajudam a proteger a parede das artérias, contribuindo para reduzir os riscos de aterosclerose.
Tomate e hábitos saudáveis
Mas, claro, o tomate sozinho não faz milagres. É preciso adotar hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada para manter a saúde. Por exemplo: evitar consumir produtos gordurosos, muito açúcar ou sódio, parar de fumar e praticar atividades físicas. “A redução do risco de câncer e outras doenças envolve todo o estilo de vida”, disse Cukier.